sábado, 30 de setembro de 2017

Jogos semanas 34 até 39

Boas pessoal,

Após algum tempo de inatividade por motivos de acerto de horários, voltamos a carga para fazer o resumo das últimas 5 semanas de jogos na garagem do Marco, onde houve de todo um pouco, desde as habituais estreias semanais até um novo visitante na garagem.

Hoje será um breve resumo destas 5 semanas, nalguns casos sem fotos porque as jogatanas estavam a saber tão bem que o pessoal esqueceu de tirar as fotos para recordar o momento.

Comecemos então pelo primeiro fim de semana em falta, foram jogados os seguintes jogos:
A GAME OF THRONES: HAND OF THE KING (x3) para quem é fá da série temos pouco para contar, como sabem a mão do rei na série é a pessoa que assessora o "Rei", no jogo cada jogador tenta obter influencia suficiente juntando o poder das famílias da série para se tornar na próxima mão do Rei, é um jogo simples e rápido, com uma mecânica de escolha de cartas e "alguma" estrategia pelo meio.


Também foi jogado o KELTIS, um clásico do professor Reiner Knizia, no qual os jogadores tem de jogar cartas das cores da trilha onde querem que a sua pedra avance, com o cuidado de ser em sequencia ascendente ou descendente ou pelo menos o mais próximo da sequencia, caso um jogador não conseguir ou não poder encaixar uma das cartas esta é descartada e pode ser utilizada por qualquer outro jogador enquanto estiver no topo da pilha de descartes, o jogo acaba quando houverem 5 pedras (de entre todos os jogadores) no sétimo ou maior patamar das trilhas, logo é feita a contagem de pontos positivos e negativos, quem obter o maior valor vence o jogo.


Logo o pessoal decidiu por fim ao PANDEMIC LEGACY: SEASON 1, faltando o segundo jogo de Novembro e o mês de Dezembro. A equipa venceu os 2 meses de seguida, parabéns a equipa que salvou o mundo do C.O.D.A e as outras doenças e mutações que apareceram ao longo do ano. Uma boa história sem dúvida, bem encaixada numa realidade de pandemia mundial, agora só resta esperar que apareça a segunda temporada no mercado para continuar a tentar salvar o mundo da nova ameaça.


Já bem quentinhos uma estreia na garagem LORDS OF WATERDEEP, um jogo de tabuleiro do mundo Dungeons & Drangons, neste jogo cada jogador representa um Lorde influente que luta com os outros Lordes pelo control da cidade, um jogo de estrategia e com um sistema de colocação de trabalhadores. Em cada turno os Lordes enviam os seus ajudantes a cidade em missões em seu nome com o intuito de ganhar prêmios e influencia na cidade, no decorrer do jogo os lordes ganham pontos ou recursos completando as missões, construindo edifícios, jogando cartas de intrigas, fazendo com que os outros jogadores usem o edifícios construídos pelo próprio. O jogo acaba no fim de 8 rondas e quem mais pontos colectar ganha o jogo .... parece simples 😂😂.


Para finalizar a noite nada melhor que um joguinho ligeiro para descomprimir, LUCKY CAPTAIN, no qual cada jogador tem 3 aviões de diferentes tamanhos no hangar do aeroporto e deverá coloca-los no ar. Neste jogo simples, os jogadores manipulam um conjunto de cartas com as letras A, B, C e coringa para movimentar os aviões desde o hangar até a pista de descolagem, quando um jogador colocar o avião pronto para descolar deverá virar uma carta de evento, onde o clima poderá influenciar a descolagem da aeronave. O primeiro jogador que consiga colocar os 3 aviões no ar vence o jogo.


Na semana seguinte a noite começa com um cenário de Guerra, 1944: RACE TO THE RHINE, um jogo de estrategia baseado num acontecimento da Segunda Guerra Mundial, no qual os generais Bradley, Montgomery e Patton comandarão os seus esquadrões e tentarão atravessar o rio Rhine, no meio as tropas precisarão de comida e armamento e os tanques precisarão de combustível, todo isto necessário para defrontar as tropas inimigas que conseguirem pelo caminho, qual dos generais utilizara a melhor estrategia para vencer??? O jogo acaba automaticamente quando um dos generais conseguir cruzar o rio com um dos seus esquadrões tornando-o no vencedor, caso contrario cada jogador soma os pontos que obteve no decorrer do jogo e quem mais pontos tiver ganha o jogo.


Logo a seguir a estreia da noite, PIT CREW, já existem jogos de corridas de carros, mas na atualidade quem ganha as corridas de carros é o pessoal que trabalha nos pits, e nada melhor que este  jogo para toma-los em conta pela sua difícil tarefa. Um jogo simples, onde o pessoal pode jogar só ou em parcearia, dependerá do número de jogadores na mesa. No jogo cada jogador manipula um conjunto de cartas com os número de 1 a 10 e com 2 cores amarela e branca, o jogador deverá jogar as cartas sequencialmente (obrigatoriedade) nos pneus e no combustível do carro na primeira ronda, e no motor na segunda e terceira ronda. O mais importante, como referido anteriormente, hoje em dias as corridas são ganhas nos pits, por isso uma vez que uma equipa concluir o seu trabalho deverá colocar o carro na pista, nesse momento a equipa começa a atirar um dado e cada vez que sair o número 6 o carro avança um espaço na pista, quando a última equipa terminar o seu trabalho as outras param de atirar o dado e procedesse a resolução da ronda, onde são verificadas as cartas jogadas, podem haver erros que levam a penalizações ou poderá haver bonificações caso as cartas colocar num espaço sejam da mesma cor. No fim ganha a equipa que consiga fazer mais voltas com o carro em pista.

A seguir outra estreia, DECEPTION: MURDER IN HONG KONG (x4), um jogo onde uma equipa tenta decifrar um assassinato. Neste jogo existe o assassino, um médico forense e os investigadores e dependendo do número de jogadores existirá uma testemunha. Na primeira fase cada jogador recebe e coloca a vista 4 cartas de armas para cometer o assassínio e 4 cartas de pistas (locais, digitais, objetos) associadas ao assassínio. Depois são distribuídas as cartas de assassino e investigadores, quando cada um ver o seu rol no jogo o médico forense manda a todos a fechar os olhos e de seguida ordena ao assassino que se revele, e escolha dentre as suas cartas uma arma e uma pista. A função do médico forense, que não pode falar no decorrer do jogo, é ajudar aos investigadores a encontrar o assassino e a combinação exata escolhida pelo mesmo, com uns tabuleiros que tem a sua frente, no decorrer do jogo todos os outros jogadores podem criar as teorias de conspiração que acharem convenientes com as pistas apresentadas pela médico forense, que terá 3 turnos para poder dar pistas. O jogo é ganho pelo assassino se ninguém descobrir a sua combinação, o jogo é ganho pelos restantes jogadores se descobrirem a combinação exata do assassínio, de destacar que cada investigador e o assassino só tem 1 oportunidade de acusar durante o jogo, ... sim o assassino também pode votar uma vez que a ideia é ele embaralhar o pessoal, mas não impede que possam seguir dando o seu parecer e influenciar o resto do jogo.

A seguir, continuando na mesma onda, outro jogo de dedução, CODENAMES (x4), já se falou algumas vezes deste jogo simples no blog, um jogo onde a criatividade do espião mestre será muito importante para vencer o jogo. Jogo simples onde os espiões mestres dão dicas (1 palavra e 1 número) aos espiões da equipa para descobrir o pessoal infiltrado numa matriz 5x5, na qual existem membros das 2 equipas, pessoas inocentes e um assassino. Caso a equipa de turno acerte no assassino perde automaticamente, caso contrário deverá ser mais rápida a encontrar o pessoal infiltrado. Acho que da próxima que for publicado algo deste jogo será na sua versão PICTURES, que já está disponível na garagem.

Para não mudar o estilo de jogo, sai para a mesa mais um de dedução, LETTERS FROM WHITECHAPEL, onde Jack o Estripador se faz a rua para cometer assassinatos de mulheres em diferentes noites, e uma equipa de detectives tenta apanhar depois dele ter cometido o crime antes de se esconder no esconderijo. Nesta noite a lembrança que o Jack ao meio do jogo não conseguiu concluir o jogo pois foi cercado pelos policias peritos em crimes da Scotland Yard sem movimentos possíveis para chegar ao esconderijo.

Para acabar a noite de jogos temática de jogos de dedução, até parece que foi de proposito, uma partida de PIT CREW por equipas. Noite cheia de jogos.

A seguir houve 2 semanas com as jogatanas normais, das quais não houve o registo integral delas, mas onde foi jogado entre outros o TINY EPIC QUEST, uma estreia na garagem, LETTERS FROM WHITECHAPEL, desta vez o Jack conseguiu cometer todos os crimes e sair impune. Também nestas semanas tivemos a visita dum novo elemento na garagem para conhecer o mundo dos jogos de tabuleiro modernos, só espero que a malta da garagem nesse não o tenha assustado muito.

A seguir só será colocada a listagem de jogos jogados, com algumas notas, pois a maior parte deles já tem espaço de antena em publicações anteriores.

Nesta semana houve uma sessão especial, e podemos dizer "mesmo especial", foi dada uma segunda oportunidade ao ELDRITCH HORROR, e acho que podemos agradecer ao Will Weaton, por ter feito uma jogatana deste jogo no seu canal no YouTube. Pereceu ser uma noite tranquila, (esperamos que o pessoal se pronuncie), onde no jogo complicou nas 3 últimas cartas de mito, de tal forma que o Azathoth acordou e acabou com o pessoal.  

Mais uma sexta-feira mais uma noite de jogos, desta vez foi jogado:
CENTURY: SPICE ROAD - O estreante Miguel deu cosa no pessoal
SAGRADA (x2) - Onde nas 2 partidas foram batidos os recordes de pontos obtidos.
DECEPTION: MURDER IN HONG KONG (x5)
HANABI - Estreia na garagem, um jogo cooperativo, onde os jogadores não podem ver as próprias cartas e lutam por ter o maior fogo de artificio alguma vez visto numa festa.

Noutra sessão especial, tendo em ideia fazer um Through the Ages, foi todo mudado para uma noite com o jogos ELDER SIGN e JAMAICA com a sua expansão THE CREW, no primeiro mais uma oportunidade aos jogos do mundo Ctuchulu do H.P. Lovecraft, parece que vai colar .... toca arranjar expansões destes jogos, um jogo bem controlado pela equipa de investigadores conseguindo a vitória. No JAMAICA a expansão da outra vida ao jogo, pois traz introduz a tripulação para colocar no barco, que só podem ser contratados nos portos onde o barco atracar, mas que ocupam parte do porão do barco, onde o pessoal guarda o ouro, a comida e as balas. Todos trazem habilidades e pontos que podem ser positivos ou negativos (caso não chegar a Port Royal). 

Na última sexta-feira, o primeiro jogo a saltar para a mesa foi o TINY EPIC QUEST, um jogo grande numa caixa bem pequena, neste jogo cada jogador representa um clã que deve defrontar monstros, aprender feitiços e fazer missões que no seu conjunto darão pontos de vitória no fim do jogo. O jogo é simples, como mecanismos principais estão a colocação de trabalhadores, o lançamento de dados e a coleção de cartas, está dividido em 2 fases bem marcadas (manhã e noite), durante a manhã os ajudantes executam os movimentos no tabuleiro e durante a noite resolvem os locais ocupados com o lançamento de dados. O jogo acaba no final da quinta ronda, logo são somados os pontos obtidos de acordo com a tabela do jogo, que indica os pontos (positivos ou negativos) de acordo  com os níveis atingidos em monstros derrotados, feitiços aprendidos e cartas colectadas e itens equipados. Quem obtiver mais pontos vence o jogo.

Logo a seguir uma partida de CHAMPIONS OF MIDGARD, com a expansão THE DARK MOUNTAINS, uma das 2 expansões existentes do jogo. Com esta expansão temos mais um tabuleiro onde os Vikings irão fazer aventuras a pé e defrontar os Bergrisar, que uma vez derrotados liberam os arqueiros que tem sequestrados, juntando-os ao nosso clã. Esta expansão veio dar uma nova vida ao jogo, incluindo a inclusão dum quinto jogador. No final do jogo, pela segunda vez a teoria do Marco foi pelo cano abaixo, que vence o jogo sem ter defrontado um Troll no decorrer do jogo.

E para concluir a noite, mais uma estreia, THE NETWORKS, a hora não era a mais favorável para estrear o jogo, mas com o decorrer do mesmo as agulhas foram afinando e acaba por ser um jogo de estrategia mais simples daquilo que parecia. Neste jogo que demora 5 rondas, cada jogador comanda uma estação de TV e tem que dar a companhia a maior quantidade de visualizações possíveis dos seus programas em horário nobre. Para tal se conta com a ajuda da publicidade e de estrelas que darão mais dinheiro e visualizações a estação de TV. Cada jogador pode ter 3 programas ao mesmo tempo no ar (20, 21, e 22 horas), que com o tempo perderam visualizações e deverão ser trocados por novos programas, perdendo a publicidade e as estrelas associados ao programa que é substituído, como acontece na vida real. O dinheiro neste jogo não tem importância para a contagem de final de pontos, só serve para comprar novos programas de TV, contratar novas estrelas e pagar caso seja necessário a manutenção das estrelas nos programas no fim de cada ronda. Vence o jogo o canal que mais visualizações conseguir nas 5 rondas.   

E ficamos por aqui, espero que não tenham cansado muito essas vistas nesta leitura, pois sabemos como é difícil resumir um mês cheio de jogos, esperamos agora levar isto o mais certinho possível para não cansar muito a quem lê e tem interesse por este tema.

Até a próxima.
E já sabem joguem sem moderação.

4 comentários:

  1. Temos repórter! Muito bem narrada a ação da garagem. 1 abraço, bom trabalho.

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  2. Foda-se .... Grande crónica amigo, parabéns , não é fácil fazer um resumo mensal, das jogatanas na garagem, mas foi muito bem conseguido.

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  3. Em relação ao eldritch horror, foi melhor a experiência com apenas dois jogadores sem dúvida, onde consegui entrar mais na estória e perceber melhor o que tinha de fazer para derrotar, toda aquela bicharada!!!! Mesmo assim não foi possível, mas não faltarão oportunidades.

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