Mais uma semana cheia de jogos, e tal como a semana passada, com uma sessão extra a meio da semana.
Começaremos pela sessão extra com uma estreia, um jogo de designers portugueses, já a algum tempo na prateleira para ser jogado, trata-se do NIPPON, um jogo interessante, baseado no Japão feudal saindo do letargo para se transformar com a revolução industrial que acontece a cargo dos Zeibatsu (jogadores) contratando trabalhadores para realizar as ações. Um jogo para 2 - 4 jogadores, tempo medio de 25/30 minutos por jogador, sem número de rondas especifico e com um mecanismo divertido. Cada jogador na sua vez pode contratar um trabalhador ou consolidar o trabalho realizado até essa altura. Se escolher o trabalhador, terá de realizar a ação do espaço (1/2)de onde é retirado, sem importar nesta altura a sua cor, e deverá coloca-lo no seu tabuleiro principal onde poderá reunir até 6 trabalhadores. Se optar por consolidar, deverá primeiro descartar o que restou do orçamento e colectar o dinheiro e carvão do orçamento atual, colectar se for possível o beneficio pelo número de trabalhadores contratados e finalmente pagar pelos trabalhadores contratados. Existem diversas formas de ganhar pontos de vitória, uma é realizando contratos a outra decorre uma pontuação especial em 3 fases do jogo onde a influencia dos Zeibatsu nas diferentes regiões do Japão farão toda a diferença, e no fim existe uma pontuação especial por objetivos conseguidos, que aumentará de acordo com os multiplicadores obtidos na consolidação. Foi um excelente jogo que estará mais vezes na mesa da garagem. Mais uma vez faltou a foto do jogo na mesa .... temos pena :( ... shame.
Logo na sexta, no serão normal de jogos, tivemos noite de estreias, a primeira foi o unboxing de ANACRONY, depois foi a vez de jogar KINGSBURG (Second Edition), um jogo de dados utilizados como trabalhadores, onde cada jogador é um governador num território gerido por um Rei, que só quer ver e ter os melhores governadores ao seu lado, para isto cada jogador utilizará os seus dados para pedir ajuda aos conselheiros do Rei, e assim obter recursos ou benefícios, que poderá trocar por construções na parte final do turno. Este jogo de 2 - 5 jogadores, com um tempo médio de 25/30 minutos por jogador, dura 5 anos (rondas). Um jogo que em como qualquer outro de alocação de trabalho, bloqueia o espaço preenchido, por isso a utilização dos dados neste jogo é fundamental. Só foi experimentado o jogo base, pois esta edição já traz algumas expansões, e peca por ter um final frio e sem sabor, quem junta mais pontos, mas com certaza que as expansões irão mudar um pouco esta sensação, esperamos dar uma nova oportunidade ao jogo com algumas expansões e ver qual é o resultado.
A seguir ao outra meio estreia da noite, FRESCO, um jogo de alocação de trabalhadores, onde os jogadores deverão pintar o tecto da Capela Sistina, em cada turno os jogadores deverão escolher a hora que acordam para realizar as ações, que dependerá da pontuação dos jogadores em cada ronda, depois secretamente escolheram onde os seus trabalhadores irão trabalhar, existem 5 opções, depois de todos os jogadores terem selecionado as suas ações, mostram os seus tabuleiros, e baseado na hora de acordar, é realizada a primeira ação da seguinte forma, o primeiro jogador realiza o número de ações baseado nos trabalhadores selecionados para essa atividade, quando acabar passa para o segundo jogador e assim sucessivamente, logo passam para a segunda ação disponível, e resolvem da mesma maneira, assim até as 5 ações serem resolvidas. Como jogo de alocação de trabalhadores, é um dos mais castradores que já foi jogado, principalmente na parte do mercado, este é outro jogo que as expansões deverão dar outra vida e oportunidades ao jogo a quem vai afrente na pontuação.
Para finalizar a noite e descomprimir uma corrida atrás da princesa no LOVE LETTER, sempre bom a tentar descobrir que é quem, com dois auto-suicídios pelo meio, os risos não faltaram.
E assim foi mais um serão na garagem do Marco,
Os esperamos para vós contar a próxima jogatana.
E já sabem, joguem sem importar com quem
Até a próxima.