Boas pessoal louco por jogos de tabuleiro,
Esta semana parece que as coisas voltam a normalidade, e nada melhor que começar a semana mais cedo, na segunda-feira se juntaram o Marco Pereira, o José Martins e o Mário para mais um serão de jogos de tabuleiro, noite com duas estreias dos três jogos realizados.
Para abrir a noite chega a mesa o SAGRADA, um jogo de dados translúcidos que são utilizados para fazer vitrais numa janela estilo gótico. O jogo dura 10 rondas nas quais os jogadores podem colectar dados e colocá-los na janela respeitando as restrições do jogo e/ou utilizar as ferramentas disponíveis para quebrar as regras e facilitar ou corrigir alguma situação desfavorável no vitral ou passar, caso não consiga utilizar nenhum dado disponível. As restrições da colocação de dados no vitral são, o primeiro dado deve ser colocado num dos cantos do vitral, os dados seguintes devem ser colocados adjacentes (na ortogonal ou diagonal) a algum dado colocado anteriormente, não é permitido colocar dados adjacentes na ortogonal com dados que tenham a mesma cor ou mesmo número e por último se devem respeitar os espaços que já solicitam a colocação de um dado com uma color ou um número específico. No decorrer do jogo, em cada ronda são restirados os dados do saco de acordo com o número de jogadores e lançados, começando pelo primeiro jogador e em sentido horário todos pegam num dado e/ou utilizam uma ferramenta ou passam, quando chegar a vez do último jogador, o sentido do turno muda em sentido anti-horário, os dados que sobram no fim são utilizados para marcar o número da ronda. No decorrer das 10 rondas todos os jogadores tem 3 objetivos em comum que podem pontuar várias vezes se possível e 1 objetivo privado, assim como acesso as 3 ferramentas no decorrer do jogo. Quando estiverem realizadas as 10 rondas se procede a contagem dos pontos de cada jogador, começando pelos objetivos públicos, a seguir os pontos do objetivo privado, logo o número de fichas para ativar as ferramentas que ainda estiverem na posse dos jogadores e depois e retirado 1 ponto por cada espaço vazio no vitral, o jogador com mais pontos ganha o jogo. No final do jogo quem colectar mais pontos será o vencedor e terá o título de Mestre Artesão, Neste primeiro jogo o vencedor foi o Mário; muito graças a precipitação do Zé na última ronda; tornando-se assim no primeiro Mestre Artesão do jogo.
A seguir entre as escolhas disponíveis, mais uma estreia, POWER GRID, um dos jogos econômicos mais antigos e conceituados elaborado pelo designer Friedemann Friese. Neste jogo os jogadores competem por ser a melhor companhia de fornecimento de eletricidade no pais, para isto deverão investir em estações produtoras de energia, para abastecer o maior número de cidades onde tenham uma estação, a duração do jogo depende do número de jogadores presentes, mas ele só acaba quando qualquer jogador tiver construído o número de estações necessárias para ativar o fim o jogo, após todos os jogadores concluírem o turno nesta fase, procedesse a fase seguinte que é a burocracia, nesta fase é determinado o vencedor do jogo que será o jogador quem mais cidades conseguir abastecer de energia com as estações disponíveis, por incrível que pareça não ganha quem tiver mais dinheiro. O jogo é de mecânica simples e cada ronda tem 5 etapas bem definidas, a primeira é ver a ordem dos jogadores, que pode mudar de ronda para ronda de acordo com o número de estações construídas, a segunda começa o leilão para a compra das estações produtoras de energia, no primeiro turno todos são obrigados a comprar, em futuros turnos podem passar, o máximo de estações de energias que podemos ter em simultâneo são 3. A terceira é a compra de matérias primas (carvão, óleo, lixo ou titânio) para poder por as estações a funcionar, está fase decorre ordem inverso. A quarta é a construção de novas estações em novas cidades, para tal deve ser pago o valor da transferência de energia entre as cidades e o valor da construção que dependerá em qual das 3 fases se encontre o jogo, está fase também decorre ordem inverso. A quinta e última etapa é a burocracia, onde cada jogador usa os recursos comprados para ativar as plantas de energia em seu poder e alimentar a sua rede de cidades de energia, recebendo o dinheiro pelo fornecimento de energia de acordo com as cidades abastecidas. A jogar com o mapa de Alemanha, neste jogo o Mário sempre estive sempre a frente na ordem dos turnos, gastando mais dinheiro na compra de matérias primas e na construção, mas isso não impediu de conseguir fechar o jogo construindo a decimo sétima estação e vence o jogo devido a conseguir abastecer o maior número de cidades 16 das 17 onde tinha uma estação de energia, a seguir o Zé conseguiu abastecer as suas 14 cidades com estações de energia, enquanto o Marco só abasteceu 12 das 14 cidades com estações de energia.
A seguir um BORA BORA, após limar algumas arestas do jogo inicial entre o Marco e Zé que é normal nas estreias, nos adentramos na ilha a procura de obter o melhor dela. Um jogo com uma jogabilidade brutal e com alguma complexidade devido a variedade de opções que cada jogador pode fazer em cada ação com os dados ou nas fases subsequentes. Com os 3 jogadores a dar o melhor de si para ter os melhores benefícios da ilha, construindo cabanas, recrutando novas pessoas para a tribo, mandando padres aos templos, pescando ou andando a procura de conchas para obter joias, etc, etc etc, entre outras, turno após turno, num mundo repleto de infinitas opções, que dependem claro ..... do valor do dados, Após finalizar as 6 rondas do jogo, começasse a fazer as contas dos territórios ocupados com peixes, tokens, objetivos, joias, no fim o vencedor do jogo foi o estreante Mário, seguido do Marco com um ligeiro atraso e muito mais atrás o Zé que ficou perdido no meio da ilha debaixo duma árvore que tinha mandado abaixo.
O grande vencedor da noite sem sobra de dúvidas, foi o Mário; que tirou a barriga da miséria das exibições anteriores; ganhando os 3 jogos desta noite.
Mais uma vez de regresso as sextas-feiras ditas normais, noite que só contou com a presença de 3 dos jogadores habituais.
Para abrir a noite o Marco Pereira e o Mário decidiram abrir as hotes a jogar
SAGRADA, como referido acima um bom jogo para abrir uma noite longa de jogos pela sua simplicidade e elegância, após 2 partidas onde ninguém se ficou a rir, empate técnico, 1 vitória para cada jogador. A seguir foi a vez dum dos jogos mais esperados na garagem pelo Marco,
ORLÉANS, o jogo não é novidade da garagem, mas o Marco era daqueles que ainda não o tinha experimentado. Depois de fazer um resumo de como funciona o jogo, se aventuraram em ver quem ia ser a melhor colonia. depois de 18 rondas e verificar pelo meio que se cometeram um par de erros na preparação do jogo (recursos e personagens a mais) que não vieram a condicionar em demasia o resultado final, o vencedor da noite foi o Mário.
A seguir, com o presença do Zé, uma meio estreia,
ROBINSON CRUSOE - THE VOYAGE OF THE BEAGLE, está é a expansão do jogo do
ROBINSON CRUSOE, a primeira missão desta expansão já tinha sido jogada pelo Marco e o Zé, mas como não registaram todo o que ficou no fim, não se conseguiu avançar para a segunda missão, então foi decidido recomeçar tudo, com as 3 personagem em ação, mais o Charles Darwin e 2 ajudantes, todos na ilha a procura de amostras de plantas carnívoras, animais selvagens, fosseis e ferramentas especiais, itens que ditarão o resultado no fim da missão. Após as 10 rondas, mantendo sempre a moral da equipa em alto e com alguns ferimentos leves, chegamos a fim da missão recolhendo pontos suficientes para obter todos os benefícios desta missão para as futuras.
Para finalizar uma estreia, com direito a unboxing, do último jogo a entrar na prateleira da garagem do Marco,
ZOMBICIDE, este é um jogo cooperativo de dados, onde as pessoas estão numa vila a lutar pela vida no meio do apocalipse zombie, a procura de cumprir os objetivos da missão. Para iniciar foi jogado o tutorial para perceber um pouco a mecânica do jogo, ações, movimentações e combates. Após arrumar com o tutorial em 30 minutos, devido a hora, ficou decidido jogar uma missão fácil, em vez da primeira missão. Foi feita a preparação da missão 7 - Grindhouse, a qual foi um sucesso a equipa esteve bem, colectou boas armas e criou boas estratégias para repelir os ataques zombies.
Ao todo esta sessão deve ter o recorde de duração das anteriores, pois os jogadores abandonaram a garagem já de dia.
Até daqui até 3 semanas, mais ou menos, por a garagem entrará em modo: férias na próxima semana e na seguinte, são as maiores festas patronais da cidade.
E lembrem-se joguem sem moderação.