quinta-feira, 1 de junho de 2017

Jogos semana 21

Boas pessoal amante de jogos de tabuleiro,

A semana começou mais cedo do normal como tem vindo a ser costume, com uma sessão extraordinária na quarta-feira 24 de Maio, que poderia ser chamada como a noite de Lacerda, pois o jogo que vai saltar a mesa e o jogo que vai ser apresentado são do designer português Vital Lacerda. Sem mais preâmbulos e como o prometido é devido, o jogo desta noite foi THE GALLERIST, já se tinha visto a caixa e os componentes que são muitos bons, ao igual que o VINHOS. Para resumir o jogo, que a partida não parece muito complicado, pois em cada turno os jogadores podem só realizar uma ação das duas disponíveis na zona de ação onde é colocado galerista. É um jogo econômico onde cada jogador representa o papel do dono de uma galeria de arte, e este deverá ir ao campo dos artistas ao procura de descobrir um novo artista ou comprar uma obra de arte dum artista em ascensão, ou pode ir ao departamento de ventas e arranjar contratos que ajudaram a vender as obras de arte ou vender obras de arte, ou ir ao mercado internacional, onde tentaremos ter maiorias para pontoar no final do jogo e ganhar o leilão das obras de arte em exposição, ou ir até os media e promover um artista ou contratar novos assistentes, parece fácil não parece, fora estas ações que são as que um jogador pode realizar no seu turno existem mais 2 tipos de ações que podem ser consideradas extras. A primeira chamada ação executiva, onde podem ser trocados tickets para convidar VIP, colecionadores ou investidores para a galeria, ou utilizar um assistente para ativar o bônus que está no contrato adquirido. A segunda chamada ação de expulsão, caso outro jogador deseje realizar uma ação que tenha outro galerista, o galerista expulso poderá gastar fama para um nível inferior e assim realizar uma segunda vez antes de ser expulso, ou poderá realizar uma ação executiva. O jogo acaba quando forem cumpridos 2 destes 3 eventos: se acabarem os tickets da reserva, se não houver visitantes no saco ou se 2 artistas se terem tornado celebridades. Os 3 galeristas que se aventuraram neste mundo das artes foi o Marco Pereira, José Martins e Mário Bastidas. Após varias rondas tentando cada um dar o melhor de si, o fim do jogo é ativado ficando sem tickets e sem visitantes no saco. Tentando perceber e aproveitar ao máximo o track da fama e dinheiro, uma das cenas mais fantásticas e difíceis do jogo, o galerista que ganhou mais dinheiro no fim foi o Mário.


Logo veio a apresentação do jogo VINHOS - DELUXE EDITION, esta versão do ano 2016, tem o jogo original do ano 2010 e a versão do ano 2016 que é uma versão mais simplificada do original. A caixa e os componentes de elevada qualidade, como já referido, ambos impressos pela mesma empresa. Ficou logo combinado que seria o jogo que iria a abrir a garagem do Marco na sexta-feira.

Mais uma sexta-feira de jogos, que com o José Martins e o Mário Bastidas na garagem, a espera do Marco, não desperdiçaram o tempo e fizeram uma partida de 7 WONDERS DUEL com a sua expansão PANTHEON. Nesta luta de outrora o vencedor foi o o Mário. Já com a presença do Marco toca fazer o setup da estreia, VINHOS - DELUXE EDITION, onde foi jogada a versão de 2016. Um jogo econômico onde cada jogador representa um investidor de vinhos, e este tem de comprar vinhas das 9 zonas do pais, desenvolver o seus vinhedos e produzir o melhor vinho possível, que poderá ser vendido no mercado nacional ou estrangeiro, ou poderá ser apresentado na Feira Nacional de Vinhos. Com o Marco e o Zé a jogarem uma partida uns dias antes, passaram a explicação que não foi muito diferente do THE GALLERIST, o jogo decorre em 6 anos, e em cada ano cada jogador pode realizar 2 ações, para depois fazer a etapa de manutenção e finalmente fazer a colheita e produzir o vinho, cuja qualidade será influenciada pelo tempo, pelo desenvolvimento das vinhas a nível de edifícios e pelo pessoal contratado (enólogos e agricultores). Durante o jogo existem 3 Feiras de Vinho, no final dos anos 3, 5 e 6, onde cada jogador tentará apresentar o seu melhor vinho. Em cada ano cada jogador pontua mediante o lugar atingido na Feira. No final da última feira na escolha dos tiles de pontuação final, graças a um descuido do Marco, o Mário pegou num tile que lhe deu a vitória por 2 pontos.


A seguir com a presença de Jorge Viana, e a espera de Marco Coimbra, para não entrar numa aventura muito dilatada, a malta decidiu fazer uma partidinha de KAGANAWA. Uma estreia para um dos aprendizes de pintura, o Jorge. Após 5 ou 6 rondas o jogo chegou ao fim, neste dia de curso de pintura o melhor aprendiz foi o Mário.

Já com o Marco Coimbra na garagem, entra em cena, um jogo já solicitado varias vezes para o por na mesa novamente, e desta foi de vez, DEAD OF WINTER - THE CRG, o pessoal no meio do apocalipse zombie encontrasse numa colonia (tipo The Walking Dead - a série) e tem que ir a procura de insumos, lutar contra zombies e defender a colonia e os seus habitantes antes do jogo acabar. Desta vez foi escolhida uma missão de curta duração, que por casualidade foi aquela com que recomendam fazer a primeira partida deste jogo, também juntamos a carta do traidor para dar mais mistério o jogo, mesmo assim a carta de traidor foi para o suspeito de costume, o Jorge, que não teve a minima hipótese neste jogo de se mostrar. Praticamente ficou acordado que nas futuras edições de jogos que tenham a personagem de traidor pelo meio lhe será atribuído o papel de traidor sem colocar a sorte ..... poupasse tempo. Após completar o objetivo principal o jogo acaba, neste caso, os jogadores tinham que recolher 15 amostras de zombies antes de acabar as 7 rondas do jogo. Após verificar que o Jorge era o traidor e que não cumpriu o seu objetivo, se verificaram os objetivos individuais de cada jogador, sendo que os únicos jogadores que o conseguiram cumprir foi o Marco e o Zé, tornando-se os únicos vencedores do jogo.  


Já com o a presença de Miguel Brito, e para não falhar ao calendário do campeonato de Fórmula D "Legacy" da garagem, toca lançar os dados no Circuito de Valencia. Com a pole position ser a ordem inversa da corrida anterior e com todos a posto se procedeu a mais uma largada bastante equilibrada. Nesta noite o piloto Miguel, que não passou pelo controlo de alcoolemia antes da corrida, foi o grande vendedor desta noite, com um lançamento de dados sempre nos limites permitidos por lei. Ficou acertada que o próximo grande premio será o Grand Prix de Baltimore no dia 23 de Junho.

 

Pessoal até daqui a 15 dias, pois a garagem fará uma paragem na próxima sexta-feira, estaremos de regresso na sexta-feria 09 de Junho e pelo meio, com certezas, mais algumas sessões extraordinárias para por os deveres em dia.

Pessoal já sabem ...... joguem sem moderação.

5 comentários:

  1. Tão certo como me sai sempre a carta de traidor no dead of winter ou no shadows over camelot, o rolar dos dados é pelos mínimos... ou pelo máximo quando isso é mau! Claro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andamos na mesma caroça no lançamento dos dados, basta ver os resultados no Fórmula D, mas vamos melhorar xD

      Eliminar
  2. Acabo em último mas começo em primeiro... antes de começar a lançar os dados! :(

    ResponderEliminar
  3. Ei! Pessoal, se a próxima corrida for mesmo no dia 23, vou ficar com 0 pontos, pois é noite de São João e eu não vou estar presente. Pra mim esta noite é sagrada, mesmo não sendo católico, mas com muita pena... não, não vou estar. Abraço a todos.

    ResponderEliminar