terça-feira, 27 de junho de 2017

Jogos semana 25

Boas pessoal,

Esta semana que passou só houve uma sessão extraordinária na quinta-feira com a estreia do jogo MADEIRA, um jogo esperado a algum tempo na garagem, dos designers portugueses Paulo Soledade e Nuno Sentieiro, que transportam os jogadores para a época da monarquia portuguesa. Já na garagem com o Marco Pereira, o Zé e o Mário foi realizado e setup do jogo, misturando uma breve explicação cenário pintado no tabuleiro. uma explicação que pecou por ser longa e que mesmo assim não chegou ao fim, causando uma série de erros consecutivos nas 2 ou 3 primeiras rondas, até acertar com o passo. Logo nas primeiras rondas na etapa C da ronda onde são realizadas as ações dos edifícios foi o principal erro cometido.


Este jogo como referido anteriormente transporta os jogadores para o arquipélago da Madeira na época da monarquia portuguesa onde cada jogador "trabalha" para os reis à procura de prestigio. O jogo dura 5 rondas, cada ronda tem 5 fases bem definidas, nas quais os jogadores tem de fazer as vontades aos reis de Portugal cumprindo os seus pedidos e assim ganhar o respectivo prestigio. Ao inicio de cada ronda é feita a preparação da mesma , de seguida no decorrer do jogo os jogadores usam 3 dados (no mínimo) colectados na fase da preparação para realizar ações em qualquer das 3 zonas da ilha, contando com a ajuda de 4 personagens com ações especiais, podendo posteriormente realizar a ação do edifício onde houver um marcador do jogador e depois realizar a manutenção dos nossos colaboradores e barcos espalhados no tabuleiro e finalmente ver qual é a vontade dos reis em cada ronda, que pode ser satisfazer alguma necessidade (cumprir um objetivo) ou mudar a agricultura das ilhas. Caso alguma coisa corra mal nas ações dos edifícios ou na manutenção dos assistentes ou barcos os jogadores são penalizados com piratas, que na contagem final do jogo irão retirar pontos de prestigio. Para ir colectando pontos de prestigio os jogadores tem de cumprir os pedidos dos reis, que são individuais para cada jogador, e neles se deve viajar com o barcos para as colonias, utilizar barcos na rota comercial de mercadorias, ter fieis assistentes nas principais cidades do arquipélago, trocar dinheiro por prestigio, ter a maioria de assistentes na City Watch no fim de cada ronda ou contar com a ajuda das comunidades das ilhas. No fim entre os pontos positivos e os negativos que ficar com o maior número de pontos de prestigio vence o jogo. Neste jogo como já referi com erros crassos a vitória sorriu para o Zé, com o Marco e o Mário a seguir muito próximos.

Em conclusão, este é um bom jogo onde é misturada a sorte dos dados, a estrategia e a gestão de recursos, onde não existe obrigatoriedade nas ações, e com algum grau complexidade para poder gerir todo. Como primeira experiencia, não foi, com certeza das melhores, o jogo custou encaixar, muitos pormenores esquecidos que tiveram repercussão nas rondas finais, mas que com uma ou duas partidas num curto intervalo de tempo as agulhas serão acertadas e os erros minimizados, sobressaindo de certeza absoluta a parte interessante do jogo.

Fica para a semana pessoal a espera que todo volte a normalidade.

E já sabem joguem sem moderação.  

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