segunda-feira, 10 de julho de 2017

Jogos semana 27

Boas pessoal,

Numa semana que começou bem cedo com 2 estreias, uma com a maior das caixas que passaram pela garagem e o outro a caixa mais pequena que já passou pela garagem.

Logo na segunda-feira se juntaram na garagem o Marco Pereira, O Zé e o Mário para estrearem um dos 3 melhores jogos familiares do ano de 2014, a espera deste jogo demorou pois estava a ser reimpresso e superou todas as expectativas, trata-se o CONCORDIA. Um jogo que mistura o controlo de área e deck building. Neste jogo os jogadores representam famílias influentes de Roma tentando expandir o seu domínio na Europa, Norte de África até o Maio Oriente, seja enviando os seus barcos ou colonos para construir postos comerciais. O jogo flui de uma forma muito simples, em cada ronda cada jogador no seu turno joga uma carta e executa a sua ação, podendo colectar mais cartas, produzir recursos, ganhar dinheiro, mover os barcos ou colonos, construir postos comerciais, trocar recursos, copiar uma ação dum adversário ou recuperar as cartas jogadas até o momento. O fim do jogo chega de 2 formas, quando um dos jogadores construir os seus 15 postos comerciais ou quando não houver mais cartas para comprar. Quando é ativado o fim do jogo os restantes jogadores podem jogar mais 1 turno e logo passasse a pontoação do jogo. Cada carta tem o beneficio de um Deus romano que funcionará como fator multiplicador para o tipo de pontoação a qual estiver associado. Os jogadores ganham pontos pelo dinheiro com que ficarem no fim, pelas construções feitas, pelas construções nos diferentes territórios, pelos barcos e colonos no tabuleiro e pelas cartas especiais. Depois deste breve resumo, os jogadores começaram a sua incursão, o jogo acabou quando o Mário construiu o seu último posto comercial. A seguir foram feitas as contas onde o Marco, com  a ajuda de boas cartas de pontoação ganhou o jogo com uma boa margem de diferença.


A seguir a outra estria, MINT WORKS, o jogo mais pequeno visto na garagem, tratasse de um work placement onde as mentas são usadas  para realizar as ações, um jogo simples onde cada jogador tem de construir o melhor bairro, comprando edifícios, construindo-os e usando os benefícios das cartas. O primeiro jogador a ter um bairro com 7 estrelas depois de todos os jogadores passarem a sua vez, ganha o jogo. Nesta experiencia o Zé saiu vencedor pela margem mínima. Este jogo tem a particularidade de serem partidas rápidas aliado a uma boa re-jogabilidade. 


De volta as sextas-feiras de jogos, a noite de jogos começou mais cedo do habitual, no final do tarde o Marco Pereira e o Zé, abriram a garagem e prepararam o primeiro jogo da noite, para variar uma estreia, ZOMBICIDE - PRISON OUTBREAK (2ª Temporada). Nesta nova temporada, que não necessita da 1ª temporada para a jogar, aparecem novos sobreviventes, novos monstros, novas armas, novos desafios em volta duma prisão. Para começar foi montada a primeira missão, a qual foram jogando até a chegada do Mário, já quase a meio do jogo, entrando logo em jogo, ficando com 2 sobreviventes. O jogo chegou ao fim com uma vitória da equipa, conseguindo manter as hordas de zombies controladas e chegando com todos os sobreviventes em segurança a prisão. Este jogo tem-se tornado no jogo mais jogado nos últimos 15 dias na garagem, seja com a 1ª ou 2ª temporada, parece que pegou de estaca e não sai tão cedo da rotação dos jogos na garagem.

A seguir já com o Jorge na garagem, mais uma estreia, PORT ROYAL, do Alexander Pfister, criador do MOMBASA e  o GREAT WESTERN TRAIL, um jogo de cartas simples, onde cada jogador tenta ter o melhor porto, para isto ussa as habilidades das pessoa que vai contratando e com o dinheiro que vai arrecadando, um jogo de mecânica simples quase sem tempos mortos entre os próprios turnos. No jogo cada jogador pode virar cartas da pilha até querer parar ou sair 2 barcos da mesma cor, se acontecer a primeira o jogador tem direito de trocar ou contratar escolhendo um número de cartas (1/2/3) que dependem da quantidade de barcos diferentes a mostra, a seguir cada jogador pode trocar ou contratar só 1 das cartas expostas, sendo obrigado a pagar 1 moeda ao jogador ativo. No final de todos os jogadores optarem por escolher trocar, contratar ou passar as cartas expostas são recolhidas e colocadas no descarte passando logo a vez ao jogador situado a esquerda, que repetirá o procedimento. Agora se o jogador virar 2 barcos da mesma cor e não o conseguir repelir, o seu turno acaba ineditamente e passa a vez. O jogo chega ao fim após um dos jogadores colectar 12 pontos de vitória no seu porto, continuando a ronda até todos os jogadores tiverem a mesma quantidade de turnos como jogador ativo. Um jogo rápido e divertido, onde as cartas funcionam dos 2 lados (moedas/personagens-barcos) e onde arriscamos a sorte nas cartas que são viradas No final da partida o vencedor, sem sombra de dúvidas, foi o Zé.


A seguir um velho conhecido TOBAGO, que o Jorge não tinha experimentado, aproveito-se o facto para ser ele a fazer o setup do jogo. Com tudo a prontos a malta começou a caça dos tesouros na ilha nos 4x4, no decorrer apareceram os 2 tesouros amaldiçoados e no fim do jogo que conseguiu amealhar mais moedas nos tesouros foi o Mário, com uma boa ventagem sobre a concorrência.


A seguir mais um ZOMBICIDE - PRISON OUTBREAK, desta vez foi montada a missão 2 - A procura da chave. Nestas tentativas foram dissipadas todas as dúvidas, com 4 jogadores o jogo fica muito mais difícil de ganhar. Na primeira tentativa entraram em jogo as 2 abominações logo na primeira ronda, complicando todo logo no inicio. A seguir na segunda tentativa, desta vez intentando alterar um pouco a estrategia e controlando melhor as hordas, não houve grandes hipoteses de sucesso, pois na exploração não saíram boas armas e quem tinha a melhor arma ia matando conforme podia passando de níveis muito rápido complicando ainda mais o jogo. Em ambos jogos após morrer todos e passarmos a zombiventes, morremos novamente deixando de cumprir com o objetivo do jogo, chegar todos vivos ao fim do jogo.


Para finalizar a noite, numa de descontração, mais uma estreia ICE COOL, catalogado como o melhor jogo infantil do ano em curso. Neste jogo cada jogador representa um pinguim numa escola, em cada ronda 3 pinguins vão a procura de capturar os seus 3 peixes, enquanto o quarto jogador, tornasse no perseguidor destes 3 pinguins. A ronda acaba quando 1 dos 3 jogadores consegue apanhar os seus 3 peixes ou quando o perseguidor apanha os 3 pinguins. O jogo é fabuloso pois cada pinguim é mexido com um golpe com o dedo, podendo andar enfrente, andar com efeito e passar por várias portas em simultâneo ou até mesmo saltar entre os compartimento. Como ponto negativo do jogo está o encaixe entre as caixas e a pouca re-jogabilidade pois o cenário é sempre montado da mesma forma. O jogo é ganho pelo pinguim que mais peixes colectar nas cartas no fim do jogo, As cartas são colectadas por cada jogador quando apanha 1 peixe da sua cor e no final de cada ronda, na qual o perseguidor colecta tantas cartas quando pinguins tenha conseguido apanhar e os jogadores que não tiverem sido apanhados podem colectar 1 carta. Após muitas vezes a volta da mesa e de muitos risos o vencedor da noite foi o Marco com uma boa ventagem sobre a concorrência. 


Já passadas as 4 horas da manhã fechou a garagem com o pessoal todo a rir após um bom serão de jogos.

Esperamos que se tenham divertido tanto a ler como a malta a jogar.

Até a próxima semana, 

E não esqueçam joguem sem moderação 😄

Sem comentários:

Enviar um comentário