domingo, 23 de julho de 2017

Jogos Semana 29

Boas pessoal,

Mais uma semana cheia de jogos começando bem cedo, na segunda-feira se juntaram na garagem o Marco Pereira, o Zé e o Mário para mais um serão de jogos, desta vez mais uma aventura do NEAR AND FAR, que depois de ter revisto no fim se semana o regulamento, se verificou que algumas coisas tinham sido mal feitas no jogo inaugural, o que fez com que o jogo demorasse mais do devido. Após a devida fase de esclarecimento e ter escolhido jogar o modo de personagens, entraram numa aventura o Eyim, o Tanian e a Vera. O jogo realmente teve uma fluidez bem diferente, mas a Vera foi a mais forte no decorrer do jogo passando por cima de todos acabando com a concorrência num ápice, realizando quase todas as aventuras misteriosas e lutando com todos os bandidos que lhe apareciam pela frente, colectando no fim do jogo a maior quantidade de pontos, ganhando o jogo sem margem para dúvidas.

A seguir para tirar a teima do empate da semana passada, o pessoal começa a pedalar no FLAMME ROUGE, na etapa da alta montanha, com um final totalmente assustador, sempre a subir.  Quem teve mais pernas para o fim foi o Zé, que andou sempre a puxar pelo pelotón na corrida, e mesmo assim conseguiu suportar tanto o esforço físico gasto como o ataque dos adversários para se consagrar no mais alto da montanha. O tira teima do desempate ficará para a próxima.


Numa de jogos leves e rápidos, entra em cena o MINT WORKS, desta vez, o final foi mais apertado, mas a vitória foi para o mesmo, o Zé, teve a sorte de comprar uma carta que lhe vai dando pontos de vitória no final de cada ronda, a mesma que lhe deu a vitória no jogo anterior, dando volta ao jogo que estava a ser dominado pelo Mário até mudar a ficha do jogador inicial de mão, como curiosidade pela primeira vez as mintas acabaram. Se espera que em breve exista uma expansão com novos edifícios para tornar o jogo mais interessante. 

E para fechar a noite numa de descontração e tentando a sorte nas cartas um PORT ROYAL, não existem mais qualificativos para adicionar a este jogo divertido e rápido, que como tem vindo a ser costume foi ganho pelo Zé, tornando-se o Senhor Port Royal, ganhando até agora todas as partidas realizadas até a altura. E assim acabou mais um serão extraordinário de jogos ao meio da semana.

Voltando as sextas-feiras, a garagem abre com o Marco Pereira, o Miguel e o Mário com 2 estreias o EMINENT DOMAIN e o RACE ROBOTS, o primeiro é um deck builder para 2 jogadores tipo STAR REALMS e o segundo é uma louca corrida de robots. Para iniciar a noite a malta escolheu uma das estreias RACE ROBOTS, que como o seu nome indica é uma corrida de robots dentro do que parece ser uma fabrica. Basicamente uma corrida onde os robots tem de parar nos checks points na ordem numérica mostrada, acabando quando o primeiro jogador parar no último dos check points. O jogo está divido em 3 fases, a compra de cartas que ajudaram aos robots na corrida, a fase da programação do turno e a fase de resolução do turno. Na primeira fase com uma mecânica igual ao KING OF TOKYO, os jogadores gastam energia para comprar cartas com uso único ou permanente que ajudarão os jogadores no decorrer da corrida. A segunda fase com uma mecânica de jogo similar ao COLT EXPRESS ou SPACE ALERT, os jogadores programam o seu turno tirando 9 cartas do seu baralho e escolhendo 5 delas na ordem em que quer ser sejam executadas, estas cartas permitem aos robots se moverem, mudarem de direção, ou colectar energia, uma vez que algumas corridas estão cheias de imprevistos como tapetes rolantes, molas, fossos, paredes, lasers e os outros robots a ser contornados a escolha destas cartas é fundamental. A terceira fase é a resolução da programação, o primeiro robot a realizar uma ação será aquele que estiver mais perto da antena de control, pois é aquele que recebe a informação mais rápido. Quando todos os robots realizarem a sua ação disparam automaticamente, se atingir outro robot este leva um dano e colecta cartas para o efeito, logo passa-se a ação seguinte e assim sucessivamente até todos os robots realizarem as suas 5 ações programadas. Se um robot cair num fosso ou sair do tabuleiro porque foi empurrado ou foi projetado por um tapete ou mola, ou simplesmente porque correu mal a programação deixa de jogar o turno que está a decorrer, apanha 2 cartas de dano e preparará o robot para começar o próximo turno no spawn no tabuleiro caso tenha entrado na fabrica, ou no mesmo ponto da saída se ainda não tinha entrado na fabrica. O jogo foi jogado 2 vezes com o Marco, o Miguel e o Mário e mais 2 vezes já com o Jorge e com o Zé. Nas 4 partidas depois de muita risa, andar aos empurrões, andar a bater na mesma parede vezes sem conta, ver o robot virar para o lado errado, levar com lasers a cada hora, saltar fora do tabuleiro, etc, etc, etc as cartas sorriram para o Mário dando vitória nas 4 partidas realizadas.


A seguir com o Jorge na garagem, foi hora de tratar de ser os senhores do gado e jogar uma partida de GREAT WESTERN TRAIL, um jogo fabuloso, onde existem muitas formas de colectar pontos e muitas decisões a ser tomadas pelo caminho que farão com que o rancheiro tenha sucesso, neste jogo não há más escolhas, uma pessoa sempre joga menos bem, bem, muito bem ou excepcionalmente bem, tipo o CASTLE OF BURGUNDY, como o Miguel e o Jorge nunca tinham jogado, foi dada uma breve explicação do jogo e assim recuperar um pouco as regras. Com todo a pronto se deu inicio a viagem que leva de Texas até Kansas City aos 4 rancheiros, uns mais rápidos, outros mais lento, com mais ações ou menos ações realizadas, constrói aqui, contrata acolá, paga aqui, recebe acolá, até que o Marco ativou o fim do jogo. Este jogo sempre com finais fechados, este não foi excepção, mas este teve um fim não apto para cardíacos, um fim de jogo louco, até foi solicitado que houvesse recontagem de pontos, porque desta vez só foi 1 ponto de diferença que fez com que o Mário vencesse o jogo.


E para fechar a noite mais uma vez a descontrair como vem sendo habitual com uma partida de PORT ROYAL, uma estreia para o Miguel, que desta vez teve um desfecho diferente de aquele que vinha sendo hábito, o Zé não ganhou o jogo, por incrível que possa parecer, da mesma forma que o jogo anterior o Marco ativou o fim do jogo ao ser o primeiro jogador a coletar 12 pontos de vitória, mas no decorrer da última ronda numa última jogada de desespero o Mário consegue ir comprar uma carta que lhe da o direito de trocar por um dos exploradores, passando a somar 14 pontos, que lhe deu a vitória do jogo e da noite.

Depois desta noite mágica de jogos onde a sorte do jogo sempre sorriu a mesma pessoa, ficará gravada nos anais das noites da garagem do Marco no edital da garagem.

Assim acabou mais uma noite bem passada, cheia de jogos e com um excelente ambiente, esperando que a próxima sexta-feira chegue rápido.

Até a próxima,

E já sabem joguem sem moderação.



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