segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Jogos semana 40

Boas pessoal,

Com o aniversário do Blog da Garagem e do Marco "O da garagem" ao meio da semana, como era de esperar à noite foi recheada de jogos ...... em estreia. Numa noite com pouco "quorum" começam a aparecer as novidades.

O primeiro jogo da noite foi o UNEARTH, um jogo que mistura a coleção de cartas e tiles com o lançamento de dados. Neste jogo cada jogador tenta reconstruir o seu planeta colecionando os tiles colocados por cima das cartas e fazendo círculos com eles, por cada circulo fechado se ganha um bônus, ou colecionando cartas iguais ou diferentes (ambas situações dão pontos no fim do jogo). Um jogo simples onde todo dependerá da sorte que os jogadores tiverem no lançamento dos dados, pois o lançamento permite colectar os tiles e comprar as cartas. Com certeza um jogo que aparecerá muitas vezes na mesa da garagem. O melhor construtor desta noite foi o Marco com uma jogada fabulosa no último turno.


A seguir foi a vez do CACAO, um jogo de tiles muito semelhante ao Carcassone. Em este jogo modular os jogadores devem lutar pela obtenção da maior quantidade de ouro de diversas formas, produzindo cacau e vendendo o mesmo nos mercados, obtendo a maioria dos assistentes junto aos templos, andando na trilha da fonte da juventude, colectando moedas especiais ou ir a mina a procura de ouro.  O fluxo do jogo é muito simples, cada jogador no seu turno coloca 1 dos 3 tiles que terá na mão ao lado dum ou mais tiles de ação, imediatamente ele executará a ação ou ações de acordo com o número de assistentes junto ao tile de ação, se houver um tile de outro jogador associado a ação colocada e tiver assistentes virados para ele, também realizará a ação. As vezes que cada jogador pode realizar uma ação dependerá do número de assistentes virados ao tile de ação, que pode variar entre 1, 2 ou 3 (como poderão ver na fotografia). O rei do Cacau foi o Zé que apostou em cheio na sua influencia nos templos.


A seguir foi a vez do ISTAMBUL, que não é novidade, mas veio acompanhado duma novidade a expansão MOCHA & BAKSHEESH, nesta expansão os mercadores de Istambul contam com um novo elemento, o café, para poder ganhar rubis. Como sabem este é um jogo de estrategia rápido onde o mercador conta com os seus assistentes para realizar as ações no tabuleiro. Podendo mexer até 2 espaços em cada turno, o mercador irá deixando ou recolhendo os seus assistentes, ao mesmo tempo que realiza a ação do local, o mais rápido em obter 6 rubis (por causa da expansão) vence o jogo. O mercador da noite foi o Mário colectando os 6 rubis antes que a concorrência.


A seguir outra estreia TORTUGA 1667, um jogo de pirataria entre as tropas britânicas, francesas e espanholas nos anos a seguir os descobrimentos. Um jogo com uma história sólida onde se mistura as ações de pirataria, com ações comuns e onde as equipas só serão descobertas no fim do jogo, parece raro não? .... Pois é mesmo assim as equipas são sorteadas aleatoriamente na preparação do jogo sem ninguém saber com quem ou contra quem joga. Com 3 jogadores o jogo fica muito simples, pois da a conhecer logo quem é quem, mas com 5 ou 6 deverá dar um bom momento, com certeza outro que estará na garagem novamente com mais jogadores na mesa. O vencedor foram as tropas britânicas ao comando do pirata Eduard "Aurélio" Teach.


Continuando com a estreias foi a vez do NMBR 9, um jogo abstrato simples onde cada jogador tem que construir um prédio com números (do 0 até o 9) de formas variadas respeitando duas coisas: o número colocado num piso superior deverá cobrir pelo menos 2 números do piso inferior e não poderá cobrir um espaço vazio deixado entre números, no inicio até parece fácil, mas a forma dos números não ajuda nadinha. Os puntos no fim são calculados por piso construído da seguinte forma, a soma dos números colocados na base (piso 0) vale 0, a soma dos números do piso 1 vale o mesmo, e dai para cima a soma dos números de cada piso será multiplicado vezes 2, 3 ..... , chegar ao 4 é mesmo o próximo desafio. Faltou referir que cada número sai 2 vezes de uma forma aleatória, é o baralho de cartas que acompanha o jogo que determina a ordem se aparição dos números, quando o baralho acabar, se procede a contagem dos pontos. O melhor construtor da noite foi o Mário.


Para passar mais um bom bocado veio a mesa o PIT CREW, para variar risotas pela certa, com os erros cometidos pelos participantes, é demais o que faz a pressão de ver os outros jogadores a começarem a atirar o dado para andar com o carro na pista. Sem dúvidas um excelente momento que se repetirá muitas mais vezes na garagem. A equipa que melhor trabalhou foi o Motor Racing Club de Sampaio, gerida pelo Mário.


Para concluir a noite mas não o jogo ..... sim ......  o jogo será concluído a meio da semana, entra na mesa o THROUGH THE AGES: A NEW STORY OF CIVILIZATION, um jogo do checo Vlaada Chvátil, criador de jogo como o Codenames Space Alert, Tash-Kalar, etc., que está como número 2 no site da BBG, com mais de 94000 jogos registados ..... é obra. Neste jogo cada jogador deverá ir melhorando a sua civilização a medida que se avança no tempo, desde A.C até a quarta era onde temos situações do dia a dia. No fim de passar as 4 eras quem mais pontos de cultura amealhar vencerá o jogo. Deixamos a fotografia de como vai o jogo, que foi parado no inicio da Era II, e depois ao meio da semana resenharemos o tão desejado final.


E o grande vencedor da noite foi ...... o bom momento passado pelos presentes na garagem com estes excelentes jogos na mesa.

Até a próxima pessoal.

E já sabem joguem sem moderação.

Sem comentários:

Enviar um comentário