quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018

Sessão Extra Semana 6

Boas pessoal,

Mais uma semana com sessão extra na garagem do Marco, com uma estreia, AGRA. Um jogo de estrategia de 2 a 4 jogadores, de duração media de 30 minutos/jogador, com um motor de jogo baseado na alocação de trabalhadores e gestão de recursos, com uma boa arte e bons componentes, se se comparar o peso da caixa com os componentes o saldo é positivo. 

A história do jogo é simples, decorre em Agra na India, onde Akbar o Grande irá celebrar o seu aniversário, e o papel de cada jogador é tentar agraciá-lo com os produtos que produzir, transformar ou trocar, oferecendo diretamente ao Príncipe ou utilizando as pessoas importantes que vão a caminho da festa. No fim que mais dinheiro colectar vence o jogo.

Os turnos de cada jogador tem 3 partes: 2 opcionais e uma obrigatória, a primeira opcional é por os trabalhadores que estão em pé no tabuleiro a meditar, e com os pontos de meditação obtidos fazer as ações que se encontram no circulo na parte superior do tabuleiro. A segunda é a obrigatória que é colocar um trabalhador numa zona de produção ou transformação de recursos ou utilizar uma das 4 personagens do jogo (construtor, navegador, comerciante e a botânica) e para finalizar também opcional podem ser entregues bens diretamente ao Príncipe ou satisfazer um dos seus pedidos. No meio destas 3 fases do jogo ainda podem ser realizadas 3 tipos de ações extras. O jogo chega ao fim de 3 formas diferentes, quando o barco chegar ao último cais do rio, ou quando uma coluna dos pedidos do Akbar for totalmente satisfeita ou quando um marcador de influencia de um jogador atingir o último nível da trilha.


Como primeira experiencia foi horrível, muitos pormenores num jogo que poderia ser um pouco mais fácil, foram cometidos erros desde a preparação inicial do jogo, depois com as ações do navegador e do comerciante, também quando eram entregues os produtos nas pessoas importantes, e já cansados uma vez que o jogo nunca mais chegava ao fim, até na pontuação final foram cometidos erros, o jogo acabou por demorar o dobro o mais daquilo espectável, é claramente um jogo para tem já alguma bagagem de jogos nas costas, no fim foi uma experiencia desastrosa, mas depois de rever mais uma vez o regulamento muitas das questões colocadas como possíveis erros do jogo, fazem sentido ser como são. Este é um jogo que tem que ir o mais rápido possível para a mesa, e aproveitar um breve resumo daquilo que se fez mal e corrigir, e fazer mais uma partida com tudo certo, para poder avaliar de facto o verdadeiro valor do jogo, a não acontecer novamente aquilo que foi o jogo com o Madeira, Terra Mystica, ou jogos com temas pouco chamativos, que nunca mais foram colocados acima da mesa da garagem e ter uma nova oportunidade e apagar a primeira má experiencia. 

Esperamos que na próxima resenha posamos dizer que o jogo é bom, que as coisas fazem sentido e que o pessoal quer joga-lo novamente.

Ficaremos a espera da próxima sessão extra para tirar todas essas dúvidas.

Até a próxima pessoal.

Sem comentários:

Enviar um comentário