terça-feira, 29 de maio de 2018

Sexta-feria Semana 21

Boas pessoal,

E foi sexta-feira mais um dia do pessoal sentar-se a volta da mesa da garagem e fazer umas jogatanas, e como não poderia deixar de ser com mais uma estreia.

Para abrir a estreia, um dos jogos mais esperados na garagem, chega na sua 2ª edição, e falamos do BLACK ORCHESTRA, um jogo cooperativo no qual os jogadores tentam assassinar Adolf Hitler na década da 1940, e como se poderão imaginar, se na vida real não foi possível isto acontecer adivinhasse que no jogo também não será uma tarefa fácil, até porque o sucesso do plano resolvesse com um lançamento de dados. O jogo tematicamente está muito bem encaixado, e cada jogador que pode pertencer a uma das 3 fações que querem derrubar ao Hitler, terá que obter um plano, juntar os recursos necessários sem levantar suspeitas e mantendo baixo o nível das tropas a volta do Hitler, todo com o intuito de facilitar o sucesso do plano. A mecânica do jogo é simples, cada jogador conta inicialmente com 3 ações, mas se rolar os dados pode aumentar o número das mesmas, ou colectar dados com acerto para aumentar a motivação (um dos factores necessários para poder executar um plano) ou aumentar o nível de suspeita se no dado sair a águia alemã. Entre as ações disponíveis estão, movimentar-se no tabuleiro, pegar em cartas, trocar items ou cartas com outros jogadores que se encontrem no mesmo local, jogar uma carta da mão, quando as ações acaberem o jogador vira uma carta de evento do ano em curso, existem 7 pilhas, que determina o tempo do jogo, acabando ultima pilha de cartas o jogo acaba, existem outras formas de acabar o jogo, quando todos os jogadores estarem pressos ao mesmo tempo ou sair uma carta na última pilha a dizer que o jogo terminou.

Setup feito
Para fechar a noite, o último jogo do mês do TERRAFORMING MARS, com a sua expansão VENUS NEXT, que torna o jogo um pouco mais rápido com a inclusão da fase Solar, que obriga ao jogador ativo no fim da fase de produção a aumentar um dos parâmetros de ativa o fim de jogo (oxigênio ou temperatura) ou colocar um oceano. Neste modo torneio que se jogou na garagem o Marco só tinha que controlar os adversários, pois tinha 15 e 17 pontos de avanço dos concorrentes mais próximos, mas para evitar surpresas deu outra tareia nos jogadores, vencendo o jogo sem espinhas. Parabéns ao vencedor e o pessoal fica agora a espera do mesmo sistema para o próximo jogo escolhido, que foi o BLOOD RAGE.

Marte no Fim e o vencedor Marco
PD: As fotografias tiradas aos jogadores com o chapéu serão colocadas no muro das vergonhas, para lembrarem de fazer bem as coisas no decorrer do jogo e não corrigir o que foi mal feito.

E foi assim mais um serão de jogos na garagem, esperamos por mais na próxima semana.

E já sabem ........ joguem, joguem, joguem ........ até a exaustão. 

quarta-feira, 23 de maio de 2018

Jogos Semana 20

Boas pessoal,

Mais uma semana e mais uns serões de jogos, aproveitamos para resumir toda a semana, sessão extra e sexta-feira e sábado ..... com a presença na RiaCon 2018.

A começar pela sessão extra ao meio da semana, onde foi estreado o WENDAKE, um jogo de 1 a 4 jogadores com um tempo máximo de 120 minutos, onde os jogadores representam os lideres de uma tribo de índios que vivem na região dos Grandes Lagos na América do Norte no período da guerra dos 7 anos entre ingleses e franceses. Com um sistema de seleção de ações inovador, três em linha numa quadricula 3x3 no tabuleiro pessoal que muda de ronda para ronda e com um sistema de pontuação final fora do comum, pois existem um par trilhas a cada lado do tabuleiro e o total será a soma dos marcadores em cada par de trilhas que andar menos. Entre todas as ações disponíveis no jogo só é possível pontuar em 4 delas nas diferentes trilhas. Um jogo que além do inovador sistema de seleção de ações, junta nas suas mecânicas a coleção de cartas, ocupação de territórios, gestão de recursos. Um jogo que com certeza passará mais vezes pela mesa da garagem, foi pena não ter tirado uma fotografia, fica para a próxima.


Logo na sexta-feira foi a vez de jogar um ALTIPLANO, do criador de ORLEANS, mais ou menos com a mesma mecânica de predecessor, mas com o tema baseado nas grandes montanhas de los Andes na América do Sul, uma luta pelos recursos como nunca viu-se. Cada recurso tem uma característica única e um sitio onde pode ser utilizado, sem descuidar uma produção eficiente, entregando os recursos no momento certo, desenvolvendo os caminhos e armazenando recursos de forma inteligente para preencher as filas mais valiosas, aqui nesta mistura é que entra a estratégia do jogo que tem um sem fim de formas de colectar pontos de vitória.


Para finalizar a noite um velhinho entra na mesa da garagem, CATAN, após uma breve passagem pelas regras, um dos primeiros jogos de tabuleiro modernos que chegaram ao mercado e não ficou por aí, com tantas versões impressas, temas diferentes e com torneios em todo o mundo tona-o um ícone dos jogos de tabuleiro modernos, ficamos de dever a fotografia.

E assim foi mais um serão de jogos na garagem.

De referir a visita ao local onde foi realizada a décima edição da RiaCon, realizada pelo grupo de Boardgamers de Aveiro, em Estarreja. Nesse dia foram jogados os seguintes jogos:
Lorenzo Il Magnifico,
O Palácio do Marquês, um jogo de alocação de trabalhadores e gestão de recursos, criado por João Quintela Martins, que esteve presente na convenção, pena não termos tempo de ter testado os protótipos que levou, Surf Day, A Casa de Fado, Viriato e Kanimambo, ficou a promessa de testar noutra oportunidade.
Coimbra, dos criadores do As Viagens de Marco Polo, Lorenzo Il Magnifico e Grande Austria Hotel, estes italianos seguem em alta, com mais um sistema de seleção de dados para realizar as ações, onde o valor a cor dos mesmos terão importância nas fases seguintes da ronda (ação e income), um jogo bastante interessante, mantendo a coleção de cartas, somando o mapa onde o pessoal visita os conventos e onde podem ser obtidos pontos de muitas formas, um jogo bastante interessante, divertido, com uma boa arte e todo bem especificado nos tabuleiros.

E foi assim mais uma semana cheia de jogos,

Até a próxima pessoal,

E já sabem joguem sem moderação.  

quarta-feira, 16 de maio de 2018

Sexta-feira Semana 19

Boas pessoal,

E cá vamos nos em mais uma sexta-feira de jogos que começou um bocado mais tarde do habitual, mas sempre com bons jogos na mesa, desta feita poucos para o normal, numa semana que também não teve sessão extra, por isso e todos os outros motivos, foi uma semana atípica na garagem.

Para abrir a sessão um bom jogo que já não estava na mesa da garagem já vai algum tempo, CASTLES OF MAD KING LUDWING, um fabuloso jogo de puzzle com um divertido sistema de compra de compartimentos para o castelo. A ideia é construir um castelo com as peças que vão ficando disponível ao preço que o mestre construtor organizar, tendo em conta o pedido do Rei e os objetivos secretos que são sorteados, ambos irão dar pontos no final do jogo, também se deve ter em conta na construção os compartimentos colocados pois uma vez fechados (conectados em todas as suas portas) geram pontos positivos ou negativos. A pedido do pessoal o jogo foi ganho pelo Mário.   

No inicio a rever as regras
A seguir com todo o pessoal na garagem, foi a vez de fazer mais uma partida de TERRAFORMING MARS, em modo torneio, esta foi a terceira partida do jogo e foi usada a expansão ELYSIUM. Partida ganha pelo Marco, demonstrando que com o sem a construção de grennerys é possível vencer, por agora o Marco lidera a tabela de pontos no cumulativo de todos os jogos, devido a duas vitórias seguidas, seguido de perto pelo Jorge e o Zé, com 15 e 17 pontos de diferença. parece que a última partida com a expansão VENUS NEXT será muito apertada e irá definir tudo.

A meio do jogo.
E foi assim mais um serão de jogos na garagem,

Até para a semana,

E já sabem joguem sem importar com quem.

segunda-feira, 7 de maio de 2018

Sexta-Feira Semana 18

Boas pessoal,

Mais uma sexta-feira cheia de jogos na garagem, para aquecer o ambiente umas partidas de MAGIC - THE GATHERING, entre o Zé e o Marco, ficaram 1x1 cheira a desforra na próxima semana.

Depois a primeira estreia da noite, LORENZO IL MAGNIFICO, um jogo que surpreendeu pela positiva, pela mecânica, pelos componentes, sem dúvidas um excelente jogo dos criadores de As Viagens de Marco Polo e o Grande Austria Hotel. Neste jogo os jogadores representam famílias importantes na cidade de Florença a procura de ganhar fama, para tal conta com um grupo de familiares, que são enviados a cidade para realizar ações baseadas no valor e color ao qual estiver associado, com muitos caminhos diferentes para ganhar fama. O pessoal ficou tão entretido que faltou tirar a foto do jogo, que com certeza entrará mais vezes na mesa, até porque com a expansão da para jogar com 5 jogadores.

A seguir com o Jorge na garagem foi a vez do DRAGON CASTLE, sempre bom, este tributo ao Mahjong, mas ainda sem jogar o jogo a 100%, continua a faltar a introdução das cartas de dragão (bônus no fim do jogo) e de espíritos (benefícios entre rondas).


A seguir o pessoal trocou a China pelo espaço, e foi a vez do PULSAR 2849, que a 4 jogadores pareceu um pouco castrador, o tabuleiro fica cheio num ápice e os combos com as ações nos tabuleiros ficam mais difíceis pelo valor dos dados. Aquilo que era falado tornou-se realidade depois de ter jogado uma vez a segunda vez tornasse mais demorada pela necessidade de aumentar o poder dos dados com combos para ampliar as ações disponíveis. 


Para descontrair desta noite, foi a vez de jogar um LOVE LETTER, sempre divertido, a procura de ficar com a princesa no fim.

E para fechar a noite mais uma estreia, CODENAMES DUET, a mesma ideia do Codemanes mas em sistema cooperativo, no qual as 2 equipas tem 9 rondas para descobrir todos os agentes.

E foi assim mais um serão de jogos na garagem,

Até a próxima pessoal,

quarta-feira, 2 de maio de 2018

Sexta-feira Semana 17

Boas pessoal,

Mais uma sexta-feira e mais um serão de jogos de tabuleiro na garagem, desta vez em véspera do Table Top Day (dia internacional dos jogos de tabuleiro), e nada melhor que começar com um bom jantar que juntou alguns elementos da garagem antes da jogatana.

De seguida na garagem, foi a vez da estreia da noite, PIONEER DAYS, um jogo de 2-4 jogadores, com duração média de 45 - 75 minutos. O motor de jogo é a seleção de dados para realizar ações, com um regulamento leve (poucas regras) e excelentes componentes, com excepção da carroças para contar os pontos, tem todas quase a mesma cor. A ideia de jogo é que cada jogador vai viajar pelo estado de Oregon nos Estados Unidos durante 4 semanas, sendo que cada semana tem 5 dias (as vezes que são lançados os dados na ronda), durante a viagem o pessoal ira juntando ferramentas, gado, madeira e vacinas, procurara por ouro, e pessoal que dará benefícios. Tendo atenção que o dado que não for escolhido em cada ronda irá aumentar o nível de desastre da cor correspondente. No fim de cada semana os jogadores são recebidos numa população interessada em realizar trocas comerciais a câmbio de favores, que darão pontos no fim do jogo. Um jogo que com certeza estará brevemente na mesa da garagem outra vez.

No decorrer do jogo
A seguir com o setup já feito foi a vez do MERCHANT & MARAUDERS, com alguns elementos da expansão SEA & GLORY, uma boa partida que demorou mais de 4 horas, um bom jogo que ao meu ver demora tempo a mais daquilo que deveria, mesmo com alguns itens das expansões a ajudar a pontuar. Foi pena não ter tirado a fotografia do jogo porque, os novos elementos dão um visual espetacular. A luta contra o galeão espanhol foi demais, todas as tentativas deram em fracasso, 

Pela madrugada adentro para descontrair destas lutas titânicas entre piratas, foi a vez dum PICKOMINO, onde o Marco levou a melhor, onde a melhor parte do jogo é roubar ao Zé. 

No inicio
E foi assim mais uma serão de jogos de tabuleiro na garagem,

E já sabem joguem sem importar com quem.