sexta-feira, 20 de abril de 2018

Sessão Extra-Semana 16

Boas pessoal,

E ficou registada mais uma sessão extra ao meio da semana, e esta com sabor especial, a procura da vingança em contra dos jogos cooperativos, pois na passada sexta-feira correu muito mal.

O jogo escolhido para a dita vingança foi o SPIRIT ISLAND, que já tinha sido apresentado na passada sexta-feira, jogando só 3 rondas. Um jogo cooperativo para 1-4 jogadores com um tempo médio de jogo de 90-120min. Do jogo bons componentes/miniaturas, tabuleiros bem resistentes, e um excelente arte. Neste jogo os jogadores representam espíritos que vivem numa ilha em perfeita harmonia com os Dahan's, até que a ilha começa a ser invadida por colonos que tentam expandir os seus territórios. Como todo jogo cooperativo só existe 1 forma de vencer o jogo e muitas para perder, mas a particularidade de este jogo é que existem 3 níveis nos quais os espíritos podem vencer o jogo, isto porque quando os invasores chegam a ilha, imaginam que esta pode estar habitada, para o qual eles vão preparados, mas não sabem que na ilha vivem espíritos, e a media que se vai conseguindo destruir as construções dos invasores, estes começam a ganhar medo, facilitando as condições de vitória a medida que o seu medo aumenta. O jogo se perde quando não existir cartas de exploradores para virar, quando um dos espíritos deixa de ter presença na ilha ou quando o nível de polução na ilha atinge o seu valor máximo. 

Um jogo com uma mecânica simples, mas com uma componente cooperativa muito forte, pois todos os espíritos tem de estar em perfeita sintonia para poder resolver as situações que vão aparecendo na ilha, sem perder habitantes ou sem aumentar a polução. Basicamente o jogo dura 12 rondas, que é o número de cartas do baralho dos invasores e cada ronda está dividida em 5 fases, a primeira é a preparação dos espíritos para a ronda, onde é feita uma das 3 ações disponíveis na parte superior do tabuleiro (diferentes para todos), logo se ganha energia com as quais se vão ativar as cartas de poder que forem selecionadas para usar nessa ronda. Na segunda fase seguir são resolvidas as cartas vermelhas escolhidas (poderes rápidos) por todos os jogadores na ordem que quiserem. A terceira fase pertence aos invasores, verificasse a polução, verificasse as cartas de medo ganhas na ronda anterior, logo se procede ao ataque de devastação dos invasores, a construção e a nova exploração, mudando as cartas no fim para os novos espaços. Na quarta fase os espíritos resolveram as cartas azuis (poderes lentos) na ordem que quiserem, e a última ronda é o tempo passa, onde todos os elementos que sofreram algum dano na ronda, mas não foram destruídos são recuperados na sua totalidade.

Nesta primeira aventura, foi feito o jogo base, conforme indica o manual de regras, sendo bem sucedida na última fase dos invasores e quando já tinham o medo suficiente.
No fim do jogo
E foi assim mais uma sessão extra ao meio da semana na garagem.

Até sexta-feira pessoal para mais um serão de jogos.


2 comentários:

  1. Para mim o verdadeiro jogo cooperativo ate á data... Já joguei vários jogos cooperativos , mas em que as jogadas são mais ou menos mecanizadas, em que ser um jogador a tomar todas as decisões vai dar ao mesmo, se tiveres um jogador dominante no grupo, ele consegue controlar todas as decisões. Em Spirit Island nem pensem que isso acontece, TODOS têm de ter um papel importante e todos tem de estar no máximo de concentração para conseguirem sair vencedores... Excelente mecânica, bons componentes, pessoalmente não gosto muito do tema, mas considerei uma grande experiência, fez puxar pela cabeça e quero definitivamente repetir.

    ResponderEliminar