quinta-feira, 22 de março de 2018

Sessão Extra Semana 12

Boas pessoal,

Mais um serão de jogos à meio da semana, tendo em consideração que na passada sexta-feria a jogatana foi alterada para sábado devido as festas patronais, neste caso em especifico era mais bem festas matronais. No sábado também foi anulada a sessão a última da hora e depois remarcada para o domingo. Tanto no domingo como a meio da semana o jogo foi o mesmo MERCHANTS & MARAUDERS, uma mistura de comercialização de mercadorias e pirataria no Mar da Caraíbas. Um jogo para 2 - 4 jogadores, com um tempo de duração médio de 45min por jogador. 
Basicamente o jogo se resume à que cada jogador começa com 1 dos 2 barcos disponíveis e um capitão, que tem uma habilidade especial e um porto associado, e deve colectar pontos de glória para vencer o jogo. No inicio de cada ronda é virada uma carta de evento e cada jogador poderá fazer até 3 ações (movimentar, porto ou combate), sendo que o movimentar é 1 ação por movimento incluindo chegar ou zarpar dum porto, estando atracado no porto, poderá fazer até 8 ações diferentes como uma unica ação (comprar/vender bens, comprar/vender um barco, reparar o barco, contratar tripulação, pegar numa carta de rumor e comprar melhoramentos para o barco), combate até vencer, ser vencido ou conseguir fugir. Assim até reunir que um jogador obtenha 10 pontos de glória. Os pontos de glória podem ser obtidos com a venda de 3 o mais mercadorias do mesmo tipo num porto, comprando 1 barco (1 vez no jogo), resolvendo rumores, resolvendo missões, vencendo fragatas de uma nação específica, de outro jogador ou pirata), vencendo um barco mercante e roubando mais de 12 moedas de ouro e enterrando o dinheiro colectado no porto de origem do capitão (10 moedas = 1 ponto de glória).


Pedimos desculpas mas ninguém sabe da foto que se tirou no fim do jogo. 

Do jogo mesmo:
  • Tabuleiro bonito bem conseguido, com um excelente artwork, 
  • Miniaturas do barcos muito boas e bonitas, tem de ser tratadas com muito cuidado, 
  • Não tem grande AP, o pessoal poder definir bem a jogada que quer fazer com bastante antecipação, pois a não que for confrontado com uma luta por um adversário ou pirata não existem mudanças,
  • Perdesse bastante tempo nas ações do porto parando o fluxo normal do jogo, 
  • Poderia ter mais interação, obrigar o pessoal a ir a pirataria, um jogador pode ganhar sem ir a luta com ninguém, basta sair as cartas certas para fazer entregas especiais nos portos.
  • As histórias nas cartas de evento e rumores, estão de acordo a realidade, poderiam ter uma fonte maior um bocado.
  • As cartas de missões parecem que sempre ficam de lado, ninguém foi ver que davam.
  • O combate entre barcos poderia ser mais intuitivo, a mecânica dos dados está bem, mas tornasse um pouco confuso.

O jogo deverá aparecer novamente na mesa da garagem com toda a certeza em breve, para poder testar outras tácticas. 

Até a próxima pessoal,

E já sabem joguem sem moderação.

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