quinta-feira, 15 de março de 2018

Sessões Extras Semana 11

Boas pessoal,

Esta semana de jogos começou com sessões extras bem cedo, logo no domingo, foi a vez de Marco, Zé e Mário se sentarem a volta da mesa da garagem para mais um serão de jogos. Mais uma vez se começou a noite com uma estreia, quem gostar do filme Jurassic Park de certeza vai gostar deste jogo, DINOSAUR ISLAND, um jogo de 2 a 4 jogadores, com duração variável (depende dos objetivos escolhidos), com bons componentes e um regulamento médio, uma vez que existem 4 fases em todas as rondas. O tema é bom e sólido, trata que cada jogador quer abrir um parque com dinossauros, obtidos no laboratório a partir de amostras de DNA retiradas de mosquitos presos em âmbar (dados).
Vista geral do jogo
As primeiras 2 fases todos os jogadores participam em 2 tabuleiros comuns, na primeira fase do jogo são utilizados os 3 cientistas para realizar 3 ações, a seguir segunda fase a cada é hora de ir ao mercado, onde cada jogador pode realizar 2 ações. As outras 2 ações são realizadas ao mesmo tempo nos tabuleiros individuais de cada jogador, a terceira é a parte da alocação de trabalhadores no laboratório e a quarta é tratar do pessoal que visita o parque. Desta vez foi pena ter escolhido as cartas de objetivo para um jogo de curta duração, porque quando o pessoal estava engatar no sistema o jogo chegou ao fim, mas deu para ficar com apetite para uma partida mais longa um bocadinho, na próxima informaremos como correu.
Tabuleiros das fases 3 (laboratório) e 4 (parque) no fim do jogo
A seguir foi a vez de repetir o TOKAIDO, desta vez com 3 pessoas, um jogo rápido como referido na anterior resenha, mas continuasse a achar desequilibrado, se calhar com 4 o jogo funcione mesmo melhor.

A seguir foi a vez de estrear o ASCENSION - RETURN OS THE FALLEN, a primeira compra do Zé, uma das primeiras expansões "stand-alone" do jogo ASCENSION - The card game, um deck builder, como o antecessor Magic - The Gathering, para 1 ou 2 jogadores, mas pode ampliar o jogo base para 6 jogadores. A primeira experiencia correu um bocado para mal, pois as regras não estavam bem estudadas, esperamos pela próxima oportunidade seja melhor, pois já se conta com o jogo base.

Logo na terça-feira foi a vez de estrear o LIGNUM (second edition), um jogo econômico de 2 a 4 jogadores cheio de planificação, com duração de 90 a 120 minutos, onde cada jogador representa um chefe de uma industria madeireira no seculo XIX que tentará que a sua fábrica seja a que mais eficacia tenha. Una luta feroz para obter os melhores itens a volta da floresta, para ficar com os melhores terrenos para extrair a madeira, e para contratar transportadores, cortadores e serradores de madeira nas quantidades certas em cada estação do ano, onde o dinheiro é curto ..... mesmo curto e as escolhas são sempre difíceis. O jogo decorre durante 2 anos, onde as primaveras, verões e outonos são jogadas da mesma forma em cada ano, basicamente a trabalhar para sobreviver o inverno rigoroso, no fim quem mais dinheiro reunir após o pagamento dos empréstimos (caso existam) vence o jogo. Um jogo difícil de dominar, não pela quantidade de regras, mas sim pela quantidade de opções disponíveis em cada turno. Como ponto negativo temos a comida no jogo, parece ter sido colocada de forma obrigatória, não encaixando muito bem no sistema do jogo ...... sim, já se sabe que no fim do ano os jogadores tem de ter madeira transformada guardada para aquecer as casas e comida para alimentar o pessoal que andou a trabalhar, mas poderia ter sido introduzido de outra forma mais subtil. Um jogo que aparecerá novamente na garagem no decorrer do ano para mais umas partidas.

Foi pena não ter tirado fotos dos últimos jogos, mais uma vez ....... esquecimento.

E assim foram os serões extras desta semana, nos despedimos aguardando que chegue o fim de semana para a grande jogatana.

Até a próxima pessoal,

E já sabem joguem até a exaustão.

Sem comentários:

Enviar um comentário