Como não houve sessão especial na semana passada, o pessoal decidiu começar logo cedo com as andanças nos jogos, no domingo a tarde uma pequena sessão para jogar o CLANS OF CALEDONIA, um dos jogos lançados em ESSEN 2017. Um jogo com bons componentes, sólido, com uma boa história, que peca por ser curto ou pelo menos ficasse com essa noção, como acontece com As Viagens de Marco Polo, 5 rondas para fazer tanta coisa tem de ser bem geridas, a estrategia tornasse no fator mais importante dos jogadores, pois o dinheiro que é uma das partes mais importante do jogo é sempre pouco. Com uma mecânica bastante simples, realizar 1 das 6 ações disponíveis a vez entre os jogadores, até todos passarem, fazer a fase de produção, pontuar e preparar o tabuleiro dos contratos para mais uma ronda, assim se passam as 5 rondas, depois é feita a pontuação final e se anuncia o vencedor. Que nesta tarde/noite foi o Clã do Marco, com uma estrategia sólida não deu a menor das chances aos outros clans. Mais um jogo que tem que estar em breve na mesa da garagem.
Fim do jogo |
Logo a meio da semana foi a vez de jogar uma estreia YOKOHAMA, um jogo com uma mecânica similar ao ISTAMBUL, de alocação de trabalhadores, movimentação do líder e realizar a ação do espaço que ocupa el líder, com a opção de obter benefícios por isso. Um jogo com bons componentes, ícones bem claros em todos os espaços, com uma boa re-jogabilidade e com diferentes formas de acabar o jogo, o qual poderá definir a estrategia de cada jogador. Basicamente cada jogador representa um mercador de Yokohama que tenta ganhar fama mundo dos negócios, O jogo decorre no período Meiji, onde Yokohama deixa de ser uma cidade pescatória adormecida, tornando-se um porto aberto para países estrangeiros e como consequência na maior cidade de trocas comerciais no Japão. São comercializados os bens (cobre, seda e chá) fabricados em troca de tecnologias, intercâmbios culturais e econômicos vindos de outros países, modernizando a cidade.
Do jogo, no inicio tentar perceber qual será o melhor caminho a seguir não é fácil, pois existem muitas coisas para fazer, a parte que ajuda a não perder o foco são as cartas de pedidos (contratos) que temos que preencher para obter benefícios, as cartas de tecnologias iguais de importantes pois algumas trazem benefícios em todo o jogo e a parte mais difícil gerir os assistentes entre os espaços e tentar nunca cruzar o espaço dos outros mercadores, uma vez que o dinheiro é sempre escasso. A mecânica é bastante simples e de carácter obrigatório sempre na mesma ordem, colocar assistentes em jogo, mover o mercador, realizar a ação do espaço onde o mercador acabar o movimento de acordo com a força presencial, colectar o bônus se for possível, construir caso seja possível e recolher os assistentes utilizados no espaço da ação. Também existem ações extras que podem ser realizadas antes ou depois da ação obrigatória uma vez, (fechar um contrato, cumprir um objetivo ou usar um agente estrangeiro). Foi um jogo bem renhido até o fim, para ser a primeira vez do jogo, este tem potencial, parece que não foram cometidos erros graves que tivesse alguma influencia no fim, e com certeza é um jogo que tem de entrar novamente na mesa da garagem em breve.
E assim foram mais uns serões de jogos na garagem,
Até a próxima pessoal,
E já sabem ........ joguem sem moderação.
Fim do jogo |
E assim foram mais uns serões de jogos na garagem,
Até a próxima pessoal,
E já sabem ........ joguem sem moderação.
Sem comentários:
Enviar um comentário