Boas pessoal,
Como é sabido nos Estados Unidos recai o peso duma das maiores industrias de criação e fabrico de jogos de tabuleiro, e não é por sorte que o maior site especializado em catalogar e avaliar jogos, a Board Game Geek (BGG) fosse criada e administrada por pessoal norte-americano, mas na atualidade conta com a ajuda e a subscrição de pessoas de todo o mundo.
Todo isto para referir que iremos colocar os vencedores das diferentes categorias dos prêmios outorgados nos Estados Unidos para jogos lançados em 2016, mas que foram anunciados em 2017.
Comecemos pelos THE DICE TOWER GAMING AWARDS, prêmios coordenados pelo pessoal de The Dice Tower, onde os são jogos escolhidos por um comité de bloggers e podcasters do hobby dos jogos do tabuleiro, deixamos aqui a listagem com o vencedores:
Jogo do ano: SCYTHE
Melhor jogo familiar: ICECOOL
Melhor novo criador: Jacob Fryxelius com o TERRAFORMING MARS
Melhor re-impressão: MANSIONS OF MADNESS - SECOND EDITION
Jogo com os melhores componentes: MECHS VS MINIONS
Melhor jogo de pequenas editoras: ROLL PLAYER
Melhor party game: CAPTAIN SONAR
Melhor expansão: 7 WONDERS DUEL: PANTHEON
Jogo mais inovador: CAPTAIN SONAR
Jogo com melhor ilustração: SCYTHE
Melhor tema para jogos: CAPTAIN SONAR
Melhor jogo para 2 jogadores: STARS WARS: REBELLION
Melhor jogo co-operativo: MANSIONS OF MADNESS - SECOND EDITION
Melhor jogo de estrategia: TERRAFORMING MARS
Os BGG GOLDEN GEEK, são prêmios anunciados todos os anos em Março, neste caso os premiados são escolhidos pela nominação e votação do pessoal subscrito no site. A seguir a listagem dos vencedores:
Jogo do ano: SCYTHE
Melhor jogo de estrategia: SCYTHE
Melhor jogo para 2 jogadores: STARS WARS: REBELLION
Melhor jogo de cartas: ARKHAM HORROR: THE CARD GAME
Melhor jogo familiar: CODENAMES - PICTURES
Melhor party game: CODENAMES - PICTURES
Melhor jogo co-operativo: MECHS VS MINIONS
Melhor jogo de guerra: FALLING SKY: THE GALIC REVOLT AGAINST CAESAR
Jogo mais inovador: CAPTAIN SONAR
Melhor tema para jogos: SCYTHE
Jogo com melhor ilustração/apresentação: SCYTHE
Melhor expansão: 7 WONDERS DUEL: PANTHEON
Melhor jogo a solo: SCYTHE
Outro dos prêmios atribuídos nos Estados Unidos são os ORIGINS AWARDS, que é anualmente entregue na feira de jogos com o mesmo nome realizada em Columbus - Ohio no mês e Junho. Para cada categoria são entregues 2 prêmios, o primeiro é escolhido pela votação realizada por um juri da "Academy of Adventure Gaming Arts and Design" que reconhece a excelência no design dos jogos, e no segundo os amantes dos jogos de tabuleiro têm um voto na matéria, todos os presentes na feria podem realizar a votação e escolher os melhores jogos nas diversas categorias, deixamos aqui a listagem dos vencedores das 2 votações deste ano:
Jogo de Tabuleiro do Ano (ambos): SCYTHE
Jogo de cartas do ano (ambos): MYSTIC VALE
Jogo de miniaturas (ambos): WARHAMMER 40,000 KILL TEAM
Jogo colecionável: POKEMON XY11 STEAM SIEGE
Jogo colecionável (fans): MAGIC THE GATHERING: KALADESH BOOSTER
Jogo familiar (ambos): HAPPY SALMON
Acessório para jogo (ambos): Organizador do BLOOD RAGE
Melhor RPG: NO THANK YOU, EVIL!
Melhor RPG (fans): STAR WARS: EDGE OF THE EMPIRE.
Entre outros prêmios entregues nos Estados Unidos está o MENSA SELECT, que é um premio entregue todos os anos no mês de Abril, para o tipo de jogos chamados de "mind games" que entram no mercado norte-americano nos últimos 2 anos, no fim da votação em cada ano são escolhidos 5 jogos, em 2017 os escolhidos foram:
AMANGAM
AROUND THE WORLD IN 80 DAYS,
CLANK!: A DECK BUILDING ADVENTURE,
HARRY POTTER HOGWARTS BATTLE,
IMAGINE.
Existem mais prêmios para outros tipos de jogos outorgados nos Estados Unidos, mas sem grande renome.
Fica agora a nota da maior feira de jogos no Estados Unidos, a GEN CON, realizada pela quinquagésima vez no passado mês de Agosto em Indianapolis, ultrapassando os 200.000 visitantes. Neste evento foram apresentados mais de 600 jogos, e de entre tantos jogos fizemos uma lista juntando os melhores de vários especialistas neste mundo dos jogos de tabuleiro.
THE FOUNDERS OF GLOOMHAVEN - Um jogo tipo legacy que entrou no top 5 na BGG
CITIES OF SPLENDOR - Traz 4 expansões para o Splendor
PHOTOSYNTHESIS - Quem quiser plantar e criar arvores, este é o jogo ideal.
VIRAL - Dos portugueses Gil D-Orey e António Sousa Lara, os jogadores são um virus que quer infectar o corpo humano.
LISBOA - Do português Vital Lacerda no qual toca reconstruir Lisboa após o terramoto de 1755, para não variar o jogo demora perto de 3 horas e está ao nivel de jogabilidade do Gallerist.
EX LIBRIS - Para o pessoal que coleciona livros, este é o jogo indicado, o pessoal luta por ter a melhor biblioteca da vila, de preferencia arrumada alfabeticamente.
WHISTLE STOP - Um jogo para variar de .... comboios, cada jogador deve passar os seus comboios dum lado para o outro do tabuleiro, criando circuitos próprios para andar.
CENTURY: SPICE ROAD - O primeiro jogo da trilogia onde são trocadas especiarias por cartas. Já jogado na garagem
SEIKASTSU - Um jogo simples onde o jogadores vão colocando círculos com figuras de pássaros ou peixes no tabuleiro e pontuam pelos círculos iguais adjacentes.
WASTELAND EXPRESS DELIVERY SERVICE - Cada jogador se torna no condutor meio maluco da última companhia de entregas na terra, os condutores deverão entregar bens e armas em colonias ou fazer missões para facções tentado segurar-se como a ultima civilização, mas nada é fácil, a sobrevivência em cada turno torna-se insustentável. De ressaltar as miniaturas do jogo, carros ao estilo Mad Max.
UNEARTH- Reconstrução de planetas - Já jogado na garagem
PANDEMIC LEGACY SEASON 2 - Quem jogou a primeira temporada já deve saber o que lhe espera.
THE RUHR - O pessoal comercializa carvão ao longo do rio Ruhr.
QUEENDOMINO - É uma expansão que não precisa do jogo base (Kingdomino) para se jogado e traz uma nova vertente econômica ao jogo base.
THE CLIMBERS (Reimpressão) - Ao inicio parece um jogo de cubos coloridos para crianças onde o objetivo é levar o nosso peão o mais alto possível, mas isto é só aparência, pois em cada turno se pode mover ou rotar 1 dos cubos e depois mover o peão um nível acima, só se o cubo tem a mesma cor do peão.
CODENAMES: DUET - O mesmo codenames para 2 jogadores.
CROSSFIRE: Um jogo de dedução, onde uma pessoa é o VIP, existem assassinos que tentaram matar o VIP e existe guardas para proteger o VIP, snipers para matar os assassinos e espectadores que tentam não morrer, o número de cada um deles dependerá do número de jogadores.
MOUNTAINS OF MADNESS - Mais um jogo do mundo de H.P Lovecraft, Cthulhu a carga outra vez, neste jogo co-operativos os jogadores tentam escapar duma expedição que correu mal nas montanhas da Antártica, os jogadores deverão atuar em conjunto para ultrapassar as abominações que forem aparecendo, jugando cartas. Parece chato .... mas o certo é que ninguém pode ver as cartas de ninguém e cada jogador tem 30 segundos para mais ou menos dizer o que tem na mão. Tudo piora no inicio quando cada jogador recebe uma carta de loucura que condiciona de alguma forma a comunicação com os outros membros da equipa.
FIRTS MARTIANS: ADVENTURES ON THE RED PLANET - Neste jogo do criador de Robinson Crusoe, com várias formas de jogar, o pessoal é um explorador tentado sobreviver em Marte.
THE QUEST FOR EL DORADO - Este jogo esteve entre os finalistas do Spiel de Jahres para o jogo familiar do ano, o jogo é uma corrida a través dum tabuleiro modular no qual os jogadores usam cartas executar ações e para se movimentar usando machetes e canoas de remo, ganha o primeiro jogador a atravessar os 6 tabuleiros e alcançar a meta.
LEGEND OF THE 5 RINGS - Um jogo de cartas para 2 jogadores proveniente o jogo Rings de 1995, claro com ilustrações e mecánicas melhoradas.
SHARK ISLAND - Neste jogo um jogador faz de tubarão e os restantes são caçadores, quem caçará primeiro e quem??
FALLOUT - Mais uma adaptação de um jogo de consolas para tabuleiro, foi anunciado uma semana antes do inicio da Gen Con, segunda adaptação depois do DOOM no final do primeiro trimestre do ano. Veremos que trará de especial este jogo.
THE 7TH CONTINENT - Um jogo que se pode jogar a solo ou co-operativo escolhendo a missão que se desejar. Neste jogo as personagens regressam ao recém descoberto sétimo continente para desfazer uma maldição obtida na última expedição. Deverão perder muitas horas de exploração onde enfrentar inúmeros eventos para garantir a subsistência e poder se ver livre da maldição ou morrer na tentativa.
Deixamos aqui esta pequena lista dos jogos que deixam a chorar e a pedir por mais, esperamos que alguns deles cheguem a mesa da garagem em breve.
E ficaremos a aguardar pelos anúncios da ESSEN que será no fim de este mês.
Até a próxima.