domingo, 25 de março de 2018

Sexta-Feira Semana 12

Boas pessoal,

Mais uma sexta-feira e mais um serão de jogos, e como tem sido hábito .... novidades para a mesa, desta vez foi o FUSE, um jogo de 1 - 5 jogadores cooperativo em tempo real. Basicamente os jogadores fazem parte de um grupo de elite que desativam bombas e contam com 10 minutos para conseguir desarmar as bombas deixadas por intrusos no barco onde andan, as bombas são desarmadas por dados colocados por cima da bomba de forma a cumprir o requerimento para a desarmar. O requerimento pode ser colocar dados um ao lado de outros, fazer pilhas ou piramides de acordo com as cores ou números especificados. O jogo é preparado de forma diferente para o grau de dificuldade pretendido, logo cada ronda funciona da seguinte fora, um jogador a vez retira do saco o número de dados igual ao número de jogadores, os rola e a seguir entre todos devem dividir os dados para que cada jogador possa pegar em 1 dado, caso não seja possível esse(s) dado(s) se torna(m) a rolar e cada jogador deverá descartar duma das suas bombas um dado com o mesmo número ou cor, e assim sucessivamente irão decorrendo as rondas nos 10 minutos, até que o baralho preparado para o jogo se esgote. Quando um jogador termine o requerimento duma bomba, esta se considerará desarmada e é colocada de lado e será substituída por uma das 5 bombas já viradas no display. A vitória só acontece se o baralho for resolvido na sua totalidade antes de acabarem os 10 minutos, qualquer outro cenário será considerada uma derrota e a equipa de elite morre no intento de desarmar as bombas. Foram jogadas umas 6 partidas na noite de estreia.

Também foram jogados:
  • Azul,
  • Merchants & Marauders (só umas rondas inicio pois chegou o quinto participante a garagem),
  • This War of Mine (1 dia dos sobreviventes)

Mas uma vez foram esquecidas as fotografias dos jogos que entraram em cena no decorrer da noite, só foram tiradas fotos para a seguradora do Jorge no fim da jogatana, pois o temporal da noite fez com que voassem mesas e cadeiras das varandas dos prédios vizinhos, sendo que uma mesa partiu um farolim do carro do Jorge :(. 

E assim foi mais um serão de jogos na garagem,

Até a próxima pessoal,

E já sabem joguem até a exaustão.

quinta-feira, 22 de março de 2018

Sessão Extra Semana 12

Boas pessoal,

Mais um serão de jogos à meio da semana, tendo em consideração que na passada sexta-feria a jogatana foi alterada para sábado devido as festas patronais, neste caso em especifico era mais bem festas matronais. No sábado também foi anulada a sessão a última da hora e depois remarcada para o domingo. Tanto no domingo como a meio da semana o jogo foi o mesmo MERCHANTS & MARAUDERS, uma mistura de comercialização de mercadorias e pirataria no Mar da Caraíbas. Um jogo para 2 - 4 jogadores, com um tempo de duração médio de 45min por jogador. 
Basicamente o jogo se resume à que cada jogador começa com 1 dos 2 barcos disponíveis e um capitão, que tem uma habilidade especial e um porto associado, e deve colectar pontos de glória para vencer o jogo. No inicio de cada ronda é virada uma carta de evento e cada jogador poderá fazer até 3 ações (movimentar, porto ou combate), sendo que o movimentar é 1 ação por movimento incluindo chegar ou zarpar dum porto, estando atracado no porto, poderá fazer até 8 ações diferentes como uma unica ação (comprar/vender bens, comprar/vender um barco, reparar o barco, contratar tripulação, pegar numa carta de rumor e comprar melhoramentos para o barco), combate até vencer, ser vencido ou conseguir fugir. Assim até reunir que um jogador obtenha 10 pontos de glória. Os pontos de glória podem ser obtidos com a venda de 3 o mais mercadorias do mesmo tipo num porto, comprando 1 barco (1 vez no jogo), resolvendo rumores, resolvendo missões, vencendo fragatas de uma nação específica, de outro jogador ou pirata), vencendo um barco mercante e roubando mais de 12 moedas de ouro e enterrando o dinheiro colectado no porto de origem do capitão (10 moedas = 1 ponto de glória).


Pedimos desculpas mas ninguém sabe da foto que se tirou no fim do jogo. 

Do jogo mesmo:
  • Tabuleiro bonito bem conseguido, com um excelente artwork, 
  • Miniaturas do barcos muito boas e bonitas, tem de ser tratadas com muito cuidado, 
  • Não tem grande AP, o pessoal poder definir bem a jogada que quer fazer com bastante antecipação, pois a não que for confrontado com uma luta por um adversário ou pirata não existem mudanças,
  • Perdesse bastante tempo nas ações do porto parando o fluxo normal do jogo, 
  • Poderia ter mais interação, obrigar o pessoal a ir a pirataria, um jogador pode ganhar sem ir a luta com ninguém, basta sair as cartas certas para fazer entregas especiais nos portos.
  • As histórias nas cartas de evento e rumores, estão de acordo a realidade, poderiam ter uma fonte maior um bocado.
  • As cartas de missões parecem que sempre ficam de lado, ninguém foi ver que davam.
  • O combate entre barcos poderia ser mais intuitivo, a mecânica dos dados está bem, mas tornasse um pouco confuso.

O jogo deverá aparecer novamente na mesa da garagem com toda a certeza em breve, para poder testar outras tácticas. 

Até a próxima pessoal,

E já sabem joguem sem moderação.

12000 (doze mil) visualizações!

Desde Outubro de 2016 até hoje temos doze mil visualizações! Em 15 meses! Brilhante. Mérito maior para o Mário que tem mantido este blog sempre atual. E claro para os jogadores que lhe dão histórias para comentar. Um abraço a todos e já sabem, joguem muito e sem moderação.

quinta-feira, 15 de março de 2018

Sessões Extras Semana 11

Boas pessoal,

Esta semana de jogos começou com sessões extras bem cedo, logo no domingo, foi a vez de Marco, Zé e Mário se sentarem a volta da mesa da garagem para mais um serão de jogos. Mais uma vez se começou a noite com uma estreia, quem gostar do filme Jurassic Park de certeza vai gostar deste jogo, DINOSAUR ISLAND, um jogo de 2 a 4 jogadores, com duração variável (depende dos objetivos escolhidos), com bons componentes e um regulamento médio, uma vez que existem 4 fases em todas as rondas. O tema é bom e sólido, trata que cada jogador quer abrir um parque com dinossauros, obtidos no laboratório a partir de amostras de DNA retiradas de mosquitos presos em âmbar (dados).
Vista geral do jogo
As primeiras 2 fases todos os jogadores participam em 2 tabuleiros comuns, na primeira fase do jogo são utilizados os 3 cientistas para realizar 3 ações, a seguir segunda fase a cada é hora de ir ao mercado, onde cada jogador pode realizar 2 ações. As outras 2 ações são realizadas ao mesmo tempo nos tabuleiros individuais de cada jogador, a terceira é a parte da alocação de trabalhadores no laboratório e a quarta é tratar do pessoal que visita o parque. Desta vez foi pena ter escolhido as cartas de objetivo para um jogo de curta duração, porque quando o pessoal estava engatar no sistema o jogo chegou ao fim, mas deu para ficar com apetite para uma partida mais longa um bocadinho, na próxima informaremos como correu.
Tabuleiros das fases 3 (laboratório) e 4 (parque) no fim do jogo
A seguir foi a vez de repetir o TOKAIDO, desta vez com 3 pessoas, um jogo rápido como referido na anterior resenha, mas continuasse a achar desequilibrado, se calhar com 4 o jogo funcione mesmo melhor.

A seguir foi a vez de estrear o ASCENSION - RETURN OS THE FALLEN, a primeira compra do Zé, uma das primeiras expansões "stand-alone" do jogo ASCENSION - The card game, um deck builder, como o antecessor Magic - The Gathering, para 1 ou 2 jogadores, mas pode ampliar o jogo base para 6 jogadores. A primeira experiencia correu um bocado para mal, pois as regras não estavam bem estudadas, esperamos pela próxima oportunidade seja melhor, pois já se conta com o jogo base.

Logo na terça-feira foi a vez de estrear o LIGNUM (second edition), um jogo econômico de 2 a 4 jogadores cheio de planificação, com duração de 90 a 120 minutos, onde cada jogador representa um chefe de uma industria madeireira no seculo XIX que tentará que a sua fábrica seja a que mais eficacia tenha. Una luta feroz para obter os melhores itens a volta da floresta, para ficar com os melhores terrenos para extrair a madeira, e para contratar transportadores, cortadores e serradores de madeira nas quantidades certas em cada estação do ano, onde o dinheiro é curto ..... mesmo curto e as escolhas são sempre difíceis. O jogo decorre durante 2 anos, onde as primaveras, verões e outonos são jogadas da mesma forma em cada ano, basicamente a trabalhar para sobreviver o inverno rigoroso, no fim quem mais dinheiro reunir após o pagamento dos empréstimos (caso existam) vence o jogo. Um jogo difícil de dominar, não pela quantidade de regras, mas sim pela quantidade de opções disponíveis em cada turno. Como ponto negativo temos a comida no jogo, parece ter sido colocada de forma obrigatória, não encaixando muito bem no sistema do jogo ...... sim, já se sabe que no fim do ano os jogadores tem de ter madeira transformada guardada para aquecer as casas e comida para alimentar o pessoal que andou a trabalhar, mas poderia ter sido introduzido de outra forma mais subtil. Um jogo que aparecerá novamente na garagem no decorrer do ano para mais umas partidas.

Foi pena não ter tirado fotos dos últimos jogos, mais uma vez ....... esquecimento.

E assim foram os serões extras desta semana, nos despedimos aguardando que chegue o fim de semana para a grande jogatana.

Até a próxima pessoal,

E já sabem joguem até a exaustão.

segunda-feira, 12 de março de 2018

Vencedores do GOLDEN GEEK 2017

Boas pessoal,

Os BGG GOLDEN GEEK, são prêmios anunciados todos os anos em Março, neste caso os premiados são escolhidos pela nominação e votação do pessoal subscrito no site, como quem diz, sócios pagantes. Se se estivessem a entregar os Oscars, poderíamos dizer que o grande vencedor da noite foi o GLOOMHAVEN.


A seguir a listagem completa dos vencedores do ano 2017 na área de jogos de tabuleiro:

Jogo do ano: GLOOMHAVEN
Melhor jogo de estrategia: GLOOMHAVEN
Melhor jogo para 2 jogadores: CODENAME DUET
Melhor jogo de cartas: CENTURY - SPICE ROAD
Melhor jogo familiar: AZUL
Melhor party game: WEREWORDS
Melhor jogo co-operativo: GLOOMHAVEN
Melhor jogo de guerra: 878: VIKINGS - INVASIONS OF ENGLAND
Jogo mais inovador: GLOOMHAVEN
Melhor tema para jogos: GLOOMHAVEN
Jogo com melhor ilustração/apresentação: PHOTOSYNTHESIS
Melhor expansão: SCYTHE: THE WIND GAMBIT
Melhor jogo a solo: GLOOMHAVEN
Melhor jogo Print & Play: MY LITTLE SCYTHE
Melhor Podcast: RAHDO TALKS THROUGH
Melhor APP de jogo de tabuleiro: THROUGH THE AGES


Que dizer deste jogo tipo Legacy que já esgotou 2 edições em menos de um ano e atingiu o primeiro lugar no site da BBG como melhor jogo de sempre. 

Até a próxima pessoal,


domingo, 11 de março de 2018

Sexta-Feira Semana 10

Boas pessoal,

Depois de passar a ressaca da LeiriaCon voltamos aos serões das sextas-feiras na garagem, em noite especial, só estreias entraram na mesa neste serão.

Para começar a noite, com 3 explicações do jogo pelo meio, pois o pessoal foi chegando a conta-gotas, foi a vez de Marco, Miguel, Jorge e Mário estrearem o XI'AN. Um jogo cheio de histórias provenientes da China pelo ano 246AC, onde é mandado a construir um exército de terracota, que farão parte do Grande Mausóleo, monumento construído para celebrar o fim da dinastia Qin, para os proteger depois da vida. 
Setup
Um jogo de 2-4 jogadores com uma duração máxima de 60 minutos, que tem como motor de jogo um baralho de 24 cartas de 4 cores, igual para todos os jogadores, misturando a seguir a alocação de trabalhadores, a gestão de recursos, controlo de área e a coleção de cartas. O jogo tem uma mecânica simples entre turnos, difícil são as escolhas que deverão ser feitas no decorrer do jogo. Todas as cartas tem uma cor de pigmento associado, um número de 1 a 6 e uma ação central. Em cada tuno todos os jogadores pegam nas 4 primeiras cartas da sua pilha e escolhem 2, depois todos viram as cartas ao mesmo tempo, a carta que fica por baixo só ficará com o número a monstra, indicará a intenção de jogar primeiro e a que fica por cima será a ação que o jogador quer executar, logo de imediato coloca um dos seus mestre de obra num dos edifico e executa ação (construir um soldado, pintar um soldado, criar uma arma ou mover o supervisor), assim até todos o jogadores terem usado as 2 primeiras cartas, a seguir são usadas as 2 cartas que ficaram de lado da mesma forma. Assim durante 6 rondas, que é igual dizer, até o baralho acabar. Logo se faz a pontuação final, pelo controlo de área no Mausóleo, a coleção de cartas, as amas associadas aos soldados, peças do Mausóleo não usadas, bônus finais da trilha do supervisor e recursos. Quem mais pontos de prestigio amealhar será declarado vencedor.
Fim do jogo
Logo a seguir, com o retornado Marco Coimbra a aparecer na garagem, foi a vez de colocar na mesa um jogo para 5 jogadores, e a escolha foi MEEPLE CIRCUS, um jogo de destreza, de 2 a 5 jogadores com uma duração máxima de 45 minutos (isto deve ser com a explicação). Neste jogo cada jogador representa um empresário de circo que tem de apresentar atos com os seus animais, acróbatas e outros objetos que fazem parte do circo durante 3 rondas, as 2 primeiras rondas são chamados atos de ensaio e a última ronda será a grande apresentação. O mecanismo é fácil, no inicio de cada ronda, a vez os jogadores escolhem os primeiros elementos que farão parte do circo, depois todos ao mesmo (só nas duas primeiras rondas) com uma das músicas do jogo, que tem duração de 2:04 minutos, farão a apresentação, baseado principalmente naquilo que o público quer ver (cartas). Quando os jogadores foram acabando as apresentações de verão dizer "Tadaaaa!", os 2 primeiros jogadores a acabar receberam aplausos pela velocidade de execução, quando a música acabar, todos os jogadores terão de parar e se procederá a avaliação das apresentações, recebendo aplausos do público baseado no valor da acrobacia nas cartas conseguidas e pela posição dos acrobatas na apresentação (iniciados, intermédios ou profissionais). A terceira ronda é igual só ao inicio, pois a apresentação final será individual. Um jogo com poucas regras, basicamente 3 ou 4 importantes, não se pode mexer ou testar os componentes para as acrobacias antes da música começar, todos os componentes deverão ficar dentro da arena, mesmo não sendo usados na apresentação, caso contrário não pontuam, os acrobatas e animais deverão ser sempre colocados em pé e os componentes que estejam em contacto com a arena do circo só pontuarão se carregar pelo menos 1 objeto. Um jogo interessante para passar um bom bocado,  com componentes bons, com excepção da arena do circo, poderia ser feita num cartão mais duro. No deixaram tirar fotografias as apresentações finais só ficou a pontuação.
Pontuação final
A seguir com direito a "unboxing", foi a vez do TOKAIDO, um jogo do francês Antoine Bauza, criador do 7 Wonders, Takenoko, Hanabi, Conan entre outros, para 2-5 jogadores, com uma duração média de 45 minutos, como principal mecânica está o movimento ponto a ponto, acompanhada da seleção de cartas, onde os jogadores representando uma personagem com um poder especial atravessarão numa viajem a maravilhosa estrada do mar do Leste. O jogo é bastante simples, o jogador que estiver em último no caminho da viagem sempre será o jogador ativo, até passar o(s) outro(s) jogador(es), onde decidir parar executará a ação do espaço e espera até ficar na última posição outra vez para se movimentar. As ações que se podem encontrar no caminho são entrar em templos e lugares salvagens, conhecer pessoas, juntar belos artefatos, descobrir grandes panoramas e comer excelente refeições. A viagem decorre ao longo de 4 dias e no fim de cada dia, o pessoal tem de parar para comer e descansar para o próximo dia de viagem, no final do quarto dia a viagem acaba depois do pessoal comer e descansar, sendo que o vencedor deverá ser aquele que mais coisas interessantes  e variadas descobriu no caminho. São feitas as contas do que foi amealhado na viagem que mais pontos tiver vence o jogo.
Troca de impressões no fim do jogo
Logo foi a vez de vestir a pele de colecionadores no POW!, um jogo de dados com base no Pickomino, do mesmo criador, o professor Reiner Knizia, onde cada jogador deverá colecionar super-heróis e super-vilões rolando os dados. Em cada turno o jogador poderá lançar até 3 vezes os dados, mas em cada lançamento deverá ficar pelo menos com 1 dos dados lançados. Dependendo dos símbolos dos dados, poderá escolher um super-herói (pontos positivos), um super-vilão (pontos negativos), ambos ou poderá roubar um super-vilão ou um super-herói a outro jogador, cada elemento ganho deverá ser apilhado numa coluna. Uma vez que acabem os super-heróis e os super-vilões o jogo acaba, e antes de proceder a pontuação final se verificará se existem mais heróis que vilões, neste caso se eliminarão tantos heróis sejam necessários para que as duas pilhas fiquem do mesmo tamanho, logo se somam os valores de todos os heróis e vilões, quem ficar com mais pontos vence o jogo. Foram feitas 2 partidas sem direito a foto, foi tudo muito rápido.

Para fechar este serão de jogos, foi a vez dum AZUL, para descomprimir.

E assim foi mais um serão de jogos na garagem, fiquem por aqui para as próximas novidades,

Até a próxima .... 

E já sabem joguem, joguem, joguem ...... sem olhar com quem.


segunda-feira, 5 de março de 2018

Sábado Semana 9 - LeiriaCon

Boas pessoal,

Nesta semana fora do habitual na garagem, sem jogatanas extras devido a doença e sem a jogatana oficial das sextas-feiras, tudo isto porque o pessoal da garagem tinha que estar na sua máxima força no sábado na LeiriaCon 2018, o maior evento de jogos de tabuleiro de Portugal. 
No fim da noite Zé, Mário, Jorge e Marco "O da garagem"
O que dizer sobre o sábado na LeiriaCon? Um dia muito bem passado, sem sombra de dúvidas, a conviver com criadores de jogos, bloggers, youtubers nacionais e estrangeiros, e com uma quantidade de jogadores de todo o pais (Beja, Évora, Leiria, Lisboa, Cascais, Viseu, Porto, Vila Real, Póvoa do Varzim e Viana do Castelo), desculpas se faltou algum dos grupos. Entre os principais criadores nacionais estavam Vital Lacerda, Paulo Soledade, Nuno Sentieiro, Gil d'Orey, João Quintela Martins, entre os estrangeiros, como vem sendo hábito a presença de Mac Gerdts (Concordia), youtubers da Heavy Cardboard, na Mira, Cidade Curiosa, Zombie TV, e bloggers como nós, Add Board Games, Of meeple and man.

Deu para fazer um pouco de tudo, experimentar jogos novos (LOOT ISLAND, ALQUIMISTAS, RIVERBOAT e TRANS ATLANTIC), deu para fazer um playtesting do próximo jogo de Vital Lacerda SCAPE PLAN, fazer uma partida de VINHOS após o Vital Lacerda o assinar, e de aquele que não poderia faltar em lado nenhum MEMOIR 44, nada mal para uma tarde de jogos.

Playtesting SCAPE PLAN

Vital Lacerda a assinar a cópia do VINHOS
Setup do VINHOS
RIVERBOAT em Andamento
No meio o pessoal parou para ir a loja dos jogos (novos e usados) e para jogar na rifa, a gente bem contida nas compras, foi ai quando o pessoal pensou que o mundo iria a acabar, o Zé comprou ..... um jogo, parecia que o apocalipse ia chegar, mas calma pessoal ..... não foi nada de mais, o pessoal sobreviveu. Logo saiu a sorte grande ao Jorge, ganhou na rifa o jogo TRANS ATLANTIC, que teve a oportunidade logo de ser assinado pelo criador Mac Gerdts, fazer o unboxing com ele e melhor ainda, receber a explicação de como se joga pelo próprio, sem dúvidas momentos únicos.
Mac Gerdts a fazer o unboxing e o setup do TRANS ATLANTIC
LOOT ISLAND em aprendizagem
Deu para perceber como foi o dia, que deu bem cabo de nós, que foi excelente mas com a sensação de que soube a pouco, pela quantidade de opções existentes, para o ano penso que o pessoal da garagem poderá meter 1 ou 2 dias de férias para assistir a todo o evento e aproveitar ao máximo todas as atividades e jogos.

Como opinião pessoal desta minha segunda visita à LeiriaCon, foi exponencialmente muito melhor que a anterior, joguei mais, já conhecia mais pessoal associado o hobbie em diversas formas, facilitando o convívio e o intercambio de ideias sobre jogos. Desta vez fiquei com a ideia de que havia menos pessoal que o ano passado, e em geral todo estava mais organizado. Em resumo todo foi fabuloso, pena só ter usufruído de um dia, no ano passado foram dois tendo um desgaste menor, mas também andava um pouco mais a deriva.

Pessoal esta foi a incursão do pessoal da garagem na LeiriaCon 2018, para o ano com certeza a mais.

Até o próximo serão de jogos.

E já sabem joguem sem moderação.